Na segunda-feira (18) representantes do Fórum de Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes de Araras visitaram o Pavas (Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual) de São Bernardo do Campo. A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento dessa política pública para eventual implantação em semelhante em Araras.
Estiveram no Pavas a assessora da presidência da Câmara, Michele de Oliveira da Cruz, a professora especialista em violência doméstica e presidente da Associação Reviver Marcia Longo, o conselheiro tutelar Juciel Paulo Silva e o presidente da Câmara-Jovem João Victor Teixeira.
O Pavas é um centro de referência que existe há 13 anos. O Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo começou atendendo mulheres adultas e hoje atende crianças, adolescentes e adultos também do sexo masculino. O programa oferece atendimento médico, social e psicológico aos pacientes.
A coordenadora do Pavas de São Bernardo, dra. Maria Auxiliadora Figueiredo, explica que a demanda de atendimento é grande. “São seis novos casos a cada semana, as pessoas tem confiança no Programa e muitas tinham medo de denunciar, porque não sabiam o que fazer e para onde encaminhar as vítimas ou suspeita de violência” pontua.
A professora Marcia Longo acredita que este programa é uma ação muito importante. “Estou nessa caminhada a mais de 20 anos e visitar o Pavas foi para mim acima de tudo gratificante pois seria o ideal para nossa município ter um centro como aquele” ressalta Marcia.
O Fórum foi constituído após o Simpósio de Luta contra a Pedofilia promovido no dia 18 de julho de 2013 na Câmara Municipal de Araras pelo presidente, o vereador Breno Cortella (PT). O fórum tem por objetivo reunir diversas áreas de conhecimento para debater e buscar soluções para o município no combate à violência contra crianças e adolescentes.
Esse Fórum tem se reunindo mensalmente com representantes de vários segmentos do poder público e sociedade civil, organizando ações e atuando para que as demandas levantadas no Simpósio sejam efetivadas.
Uma das questões apontadas no Simpósio foi a necessidade de um local específico em Araras para atender vítimas de abuso sexual. Espaço que possa oferecer orientações e cursos para pessoas que atuam em contato com possíveis vítimas nas áreas da saúde, educação e assistência social.
A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 4 de dezembro, às 14h, na Câmara Municipal, aberta a todos os interessados em participar das discussões relativas ao tema.
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Câmara Municipal de Araras
Publicado em: 22 de novembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...
Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...
Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...
Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...
O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...
A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.33 | Desenvolvido por: Sino Informática.