Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Bandeira do Mercosul é hasteada na Câmara de Araras


A Câmara Municipal de Araras realizou na manhã de terça-feira (16) a solenidade de hasteamento da bandeira do Mercosul, juntamente as bandeiras Nacional, do Estado e do Município. O hasteamento segue a lei 12.157 de 23 de dezembro de 2009 que altera o artigo 13 da lei 5.700 de 1° de setembro de 1971. A lei federal determina que as instituições públicas devem realizar o hasteamento da bandeira que representa o bloco regional de países.

A cerimônia aconteceu no pátio externo da Câmara, onde estão localizados os mastros das bandeiras e contou com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 02-053 de Araras e de seu chefe de instrução, subtenente Jorge Antônio Marcolan.

Esteve presente o vice-prefeito, Carlos Alberto Jacovetti, que representou o prefeito Nelson Dimas Brambilla. Também participaram da solenidade o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Muller (PSDC), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli (PSB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT). Também prestigiaram o evento secretários municipais, de Governo e Relações institucionais, Eduardo de Moraes, de Comunicação, Rafael Faria e de Segurança Pública e Defesa Civil, general João Tranquilo Beraldo. Diversos funcionários da Câmara e visitantes também acompanharam o ato.

Para o presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella, a inclusão da Bandeira do Mercosul valoriza a organização sul-americana. "Como órgão publico brasileiro o Poder Legislativo de Araras contribui com o fortalecimento da integração latino-americana", ressalta.

O hasteamento das bandeiras foi realizado pelas autoridades presentes na solenidade. O vice-prefeito, Carlos Jacovetti hasteou a bandeira Nacional e o presidente da Câmara, Breno Cortella, hasteou a bandeira do Mercosul. O general-de-brigada da reserva do Exército Brasileiro e secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, João Tranquilo Beraldo hasteou a bandeira do Estado de São Paulo. E o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Araras, Luzimar José Silvério da Silva, hasteou a bandeira do Município. As bandeiras foram conduzidas e afixadas aos mastros por atiradores do Tiro de Guerra.

A disposição das bandeiras foi seguida de acordo com outros órgãos públicos e orientação de membros do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), que determinam o hasteamento da bandeira do Mercosul ao lado bandeira Nacional.

Atualmente compõem o Mercosul os países Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, sendo este membro pleno desde 12 de agosto de 2012. Os Estados Associados do Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Há também os países membros observadores, México e Nova Zelândia.

Segundo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, o Paraguai está suspenso temporariamente desde junho de 2012 por decisão unânime dos líderes regionais. A suspensão foi ocasionada porque os presidentes dos países que integram os blocos regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Na semana passada os países do Mercosul revogaram a suspensão aplicada ao Paraguai, que poderá voltar ao bloco a partir do dia 15 de agosto, quando tomará posse o presidente eleito Horacio Cartes. A readmissão foi decidida na reunião de cúpula dos presidentes que ocorreu no dia 12, em Montevidéu, mas só ocorrerá efetivamente se Cartes estiver de acordo.

A bandeira do Mercosul foi hasteada pela primeira vez no Brasil em 9 de julho de 2004, quando nosso país assumiu a presidência do grupo de países pelos 6 meses regulamentares.


Publicado em: 18 de julho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais