Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara anuncia reforma no Regimento Interno


A minuta de um novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Araras foi apresentada nesta segunda-feira (14) pelo presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella, durante coletiva de imprensa.  Acompanhavam o presidente os vereadores Erinson Mercatelli (PSB), Mário Corrochel Neto - Bonezinho (PP) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS).

Breno conversou com os profissionais de comunicação e apresentou o novo texto do documento. Informou ainda que toda a sociedade poderá opinar sobre as modificações apresentadas. A minuta permanecerá para consulta no site do Poder Legislativo (www.araras.sp.leg.br) e as sugestões poderão ser encaminhadas até dia 14 de agosto. Durante esse período os parlamentares também irão avaliar e dar sugestões, que serão debatidas antes do protocolo do projeto de resolução do novo regimento.

O presidente falou da importância do Regimento, pois ele estabelece a organização do Legislativo Municipal e o rito processual da aprovação de leis, que geram obrigações e impactos coletivos a toda cidade. “São alterações em vários dispositivos, mas tomando como base o regimento atual, melhorando, atualizando, aperfeiçoando e incluindo inovações", disse Breno.

Para as alterações foi observada a Constituição Federal, o regimento de outras Casas Legislativas e o modelo de Regimento Interno do CEPAM, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal - Fundação Prefeito Faria Lima.  

O Chefe do Legislativo agradeceu o empenho da ex-servidora Adriana de Oliveira Mazon, que aposentou-se, mas realizou a maior parte desse trabalho, desde o ano passado. Além de análise do próprio presidente, este ano a minuta também recebeu contribuições da diretora Legislativa Gleicy Kelly Zaniboni Marques da Silva, do diretor Jurídico, Roberto Benetti Filho e do procurador Jurídico, João Passarini. "Fizemos várias leituras e alterações, chegamos nesse texto que submetemos à discussão pública para sugestões e contribuições, mesmo antes do início do trâmite formal", explicou Breno.

Na coletiva de imprensa o presidente destacou alguns pontos que considera mais relevante. Dentre eles, a previsão de delegação de competência como instrumento de descentralização administrativa. Foi excluído o dispositivo que previa o julgamento das contas da Mesa da Câmara, o que não é permitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Foi modificada a forma de manifestação do parlamentar. No atual regimento, o vereador só poderia falar sentado. Com a nova redação, o vereador pode se manifestar em pé ou sentado.

Foi previsto todo um capítulo para a participação popular, inclusive em leis orçamentárias. Também, disciplinou as audiências publicas e regulamentou a realização dede plebiscitos e referendos.

O presidente também destacou uma inovação no Regimento Interno para melhorar a interação com o Poder Executivo no trâmite legislativo. “Baseado no princípio de celeridade, nós passamos a admitir alterações nas propostas do Executivo durante o processo de tramitação dos projetos na Casa, para que não seja preciso começar do zero, com a retirada do projeto e novo início do trâmite”, explicou.

A minuta prevê também a regulamentação de mecanismo criado pela Câmara Participativa, possibilitando as entidades interessadas em manifestar-se em processos legislativos.  

Uma novidade também são artigos que detalham o decoro parlamentar. "É uma espécie de Código de Ética que passa a constar no regimento, detalhando condutas a serem observadas pelos vereadores e vereadoras", disse Breno.

Uma adequação também foi a inclusão do líder do governo na Câmara. Embora seja uma prática usual, não havia previsão da nomeação pelo prefeito de seu porta-voz na Câmara.

O presidente Breno Cortella informou que além de remeter a minuta para todos os parlamentares, também enviará para todos os ex-presidentes da Câmara vivos. "Importante toda a comunidade debater o assunto, mas de maneira especial gostaria de ter a opinião daqueles que já chefiaram o Poder Legislativo, com a tarefa de presidir o Plenário e os processos", afirmou.

Disponível no site da Câmara Municipal o arquivo da minuta pode ser baixado, sendo que as alterações estão destacadas em negrito para facilitar a comparação.

A população também pode enviar sua sugestão

clicando aqui

 


Publicado em: 14 de julho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais