Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara debate Turismo em seminário amanhã


A Escola Legislativa de Araras realiza na quinta-feira, dia 6 de novembro, o seminário “Pensando Araras” com o tema Turismo. A atividade ocorre às 19h no Plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela” e é aberta ao público.

Foram convidados para falar sobre turismo o gerente executivo da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Fernando Zuppo e a especialista convidada, mestra em Turismo e Lazer, Marcela Candioto e a prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Lúcia de Melo.

Também é esperada a presença do diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Embu das Artes, João Rodrigues de Souza. Também de representante do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

O seminário tem objetivo de discutir e propor iniciativas para o desenvolvimento do turismo no município. Também tramita na Câmara projeto de lei de autoria do Poder Executivo para promover alterações no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias também participará do Seminário representando a Prefeitura Municipal.

O Conselho Municipal de Turismo, de acordo com a Lei Municipal nº 3.522/2003 “se constitui de órgão local na conjugação de esforços entre o Poder Público e a sociedade civil, de caráter deliberativo e consultivo, tendo por finalidade o assessoramento, a orientação e a promoção do turismo no Município”.

Para o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) a cidade precisa formular uma estratégia organizada para o desenvolvimento turístico como fomento à economia local.  “Araras conta dezenas de eventos culturais, artesãos, o Lago Municipal, a Cascata, fazendas históricas e grande potencialidade de roteiros. São vários os ramos de turismo que podem ser desenvolvidos em Araras, inclusive o turismo de negócios, o turismo de experiência e tantos outros”, afirmou

Fernando Zuppo, gerente executivo da Aprescesp é advogado e foi deputado estadual e federal por dois mandatos. Foi secretário de Obras, Saúde, Educação, Administração da Prefeitura de Osasco; presidente da Fundação de Ensino; presidente do Escritório de Planejamento; presidente da Fundação de Saúde de Osasco; secretário de Governo da Prefeitura de Itu; secretário de Governo da Prefeitura de Itapevi. É consultor de diversas Prefeituras do interior de São Paulo. A vinda de Zuppo foi intermediada pelo presidente da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara.

Araçoiaba da Serra é um município de região de Sorocaba com cerca de 30 mil habitantes. A prefeita Maria Lúcia de Melo foi indicada pelo presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira como um exemplo de gestão local com iniciativas e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo municipal.

Marcela Candioto é bacharel em Turismo pela PUC Campinas, mestre em Turismo e Lazer pela ECA/USP, mestre em Turismo e Planejamento pelo UNIBERO, com temas de pesquisa voltados à Motivação Turística da Demanda e Walt Disney World Resort? e de Paraty-RJ?. Em sua carreira acadêmica, foi docente por 12 anos nos Cursos de Graduação em Turismo do ?Centro ?UNISAL? (Americana)?, ?EDUVALE (Avaré), ?ISCA? Faculdades (Limeira)? e Faculdade Casper? Libero (São Paulo).?  Atualmente é docente convidada do curso de Pós Graduação em Direito Ambiental da PUC-COGEAE? (São Paulo e Salvador- BA)?.

João Rodrigues de Souza também é e vice-presidente do Conselho de Cultura Municipal e coordenador do Centro Histórico, da Feira de Artes e da Praça de Alimentação. Possui formação em Gestão Pública e foi Coordenador do Orçamento Participativo em Santo André e de Embu das Artes.

Os seminários "Pensando Araras" seguem o exemplo da Câmara Municipal de São Paulo e da sua Escola do Parlamento que realizou um ciclo de debates temáticos no ano de 2012 chamado "Pensando São Paulo". Esse será o primeiro, com o tema Turismo, mas a Câmara e a Escola Legislativa pretendem realizar outros seminários abordando outros assuntos de interesse do município.

A Escola Legislativa de Araras foi instituída pela Resolução nº 1, de 18 de março de 2014 de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella. A Escola tem por objetivo a capacitação de parlamentares, funcionários e cidadãos com ações de Educação para a cidadania e participação.

 


Publicado em: 05 de novembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais