Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara realiza segunda audiência pública referente ao Plano Diretor


Na noite do dia 31 de julho, foi realizada a segunda audiência pública de discussão do Plano Diretor do município de Araras, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal.

Estiveram presentes nesta segunda audiência pública os vereadores Rodrigo Soares (MDB), Ana Júlia Casagrande (PSD), Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL) e Marcelo de Oliveira (Republicanos) – os demais vereadores justificaram ausência devido a compromissos previamente estabelecidos.

Como representante do Poder Executivo, compareceu a Secretária de Planejamento do munícipio, Adriana Corsini Menegolli, que respondeu a perguntas e ouviu reivindicações dos munícipes sobre diversos aspectos do projeto referente ao Plano Diretor.  

De acordo com o vereador Rodrigo Soares, que faz parte da comissão interna da Câmara Municipal que está analisando o Plano Diretor de Araras, mais audiências serão realizadas para ouvir mais solicitações da população.

“Vamos continuar fazendo essas audiências, pois estamos ouvindo as demandas e indicações das pessoas, para que os vereadores possam elaborar emendas ao projeto de lei referente ao Plano Diretor e assim votá-lo em plenário”, afirmou.

A secretária explicou o contexto que se insere a revisão do Plano Diretor atual, considerando itens como a escuta pública, as transformações do comportamento social e as alterações ocorridas na legislação brasileira entre 2006, data do último plano diretor, e 2024, ano de atualização do mesmo.

Adriana também afirmou que o novo Plano Diretor foi baseado em sistemas de georreferenciamento, isto é, quando um imóvel é localizado com precisão no espaço geográfico, algo que faltava no plano vigente, segundo suas palavras.

Ela apresentou rapidamente alguns capítulos da lei complementar que dispõe sobre o Plano Diretor e exemplificou alguns pontos que foram revistos no novo plano pela exibição de mapas referentes a áreas de loteamentos, zonas de preservação ambiental, perímetro urbano e área rural, abairramentos, sistemas estruturantes, estradas rurais e ordenamentos viários, zoneamentos, além de ter citado brevemente os parâmetros para uso e ocupação do solo.

Menegolli também ressaltou que há a proposta de criação de uma comissão que faça avaliações periódicas do Plano Diretor, com o propósito de manter os seus dados atualizados e facilitar revisões para o próximo plano, que deve ser feito daqui a dez anos.   

Os mapas apresentados pela secretária, e citados acima, durante a audiência pública estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Araras, no seguinte endereço eletrônico:  https://www.araras.sp.leg.br/paginas/projeto-de-lei-complementar-7-2024 .

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA


Publicado em: 07 de outubro de 2024

Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

É com imenso pesar que a Câmara Municipal de Araras informa sobre o falecimento de Orlando Aparecido Milaré, o Landinho. Orlando era casado com a secretária municipal de Serviços Públicos, Sandra...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 23ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (7), projeto de decreto legislativo responsável pela criação do selo “Comerciante tradicional” na c...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o "Abril Laranja – Mês da Conscientização sobre Pessoas Amputadas", por meio da votação do Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria da vice-presid...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras aprovou a criação da semana “Araras bem acolhe”, voltada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica do município. Ela será instituída na última semana de nov...

Leia Mais

Na 23ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu na segunda-feira (7), os vereadores da Câmara aprovaram projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento...

Leia Mais

Na 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na Câmara Municipal de Araras, na sexta-feira (4), foi criada a Procuradoria da Mulher, por meio da aprovação de r...

Leia Mais