O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” foi tomado pela presença feminina. Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 9 de março, os vereadores se dedicaram à homenagear as mulheres pela passagem de mais um Dia Internacional da Mulher.
A comemoração está prevista no calendário oficial da Casa desde 22 de maio de 2007, quando foi aprovada a Resolução nº 5. Pelo documento, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), o Legislativo deve realizar uma sessão de homenagem, próximo ao dia 8 de março.
Na ocasião deveria ser apresentada uma reflexão sobre o tema. Neste ano, essa missão coube à atual vice-prefeita de Rio Claro-SP, Olga Lopes Salomão (PT). Ela também atua como secretária de Governo da vizinha cidade. É graduada em serviço social, com especialização em educação em saúde pública e com trabalho de extensão universitária em planejamento estratégico participativo aplicado às ações de governo.
Olga atua há 37 anos no setor público. Foi ainda vereadora da cidade de Rio Claro e diretora de Operações da Emdec – Empresa de Desenvolvimento de Campinas, entre os anos de janeiro
Cada um dos vereadores ainda escolheu uma mulher para receber uma Moção de Congratulações pelos trabalhos desenvolvidos pelo bem da coletividade. Foram homenageadas neste ano: Maria Joana Guirau Zanobi, Sirley Franzini Dalgé, Sebastiana Bueno Guimarães – Irmã Tiana, Maria Aparecida da Cruz Salmaze, Carla Fernanda Borrasca Fernandes, Floriana Rocha de Morais – Irmã Floriana, Oda Junqueira – Irmã Oda, Pascoala Isabel Cervantes Perches, Selma Evangelista dos Santos – Irmã Selma, Nilza Fernandes e Ana da Silveira Lagazzi.
Luta desigual
“São três mil anos de patriarcado na sociedade.” Foi com esta frase que a vice-prefeita de Rio Claro, Olga Lopes Salomão, iniciou a reflexão sobre a luta das mulheres nos dias atuais.
Segundo ela a sociedade ainda insiste em falhas que inibem que os direitos das mulheres sejam efetivados. “E esses direitos, nada mais são, do que os próprios direitos humanos”, reflete.
Para Olga a busca por essa igualdade deve ser travada na solidariedade com os homens. “Há muito pouco tempo nós temos políticas públicas para as mulheres. No começo da década de 90 éramos reconhecidas pelo sistema público apenas como gestantes, e, como direito constitucional, tínhamos apenas o acesso à educação. Hoje, avançamos com o Programa de Saúde da Mulher, mas que não está em todo lugar”, completa.
Por fim ela mostrou a importância da mulher na política comparando o desenvolvimento público com um avião que deve ter as asas formadas por homens e mulheres para que se mantenha o equilíbrio. “Uma asa não pode ser mais forte que a outra. Isso vai impedir que o avião decole”.
E neste processo ela concluiu com um questionamento: “Qual a nossa capacidade de influência?”. Para ela o poder da mulher na família também deve ser exercido no poder público.
Magda
A vereadora Magda Regina Carbonero Celidório (DEM) também foi homenageada. Depois de duas décadas ela é a primeira mulher eleita para a Câmara de Araras.
Em
Somente em outubro passado, na eleição que definiu a composição desta 15ª Legislatura, mais uma vez a figura feminina destacou-se e hoje, entre os 11 legisladores está a enfermeira, esposa e mãe da Vitória e do Davi, Magda Regina Carbonero Celidório.
Mulheres homenageadas
Indicação: Breno Zanoni Cortella
à Maria Joana Guirau Zanobi: Ararense, filha de família católica e humilde. Começou a freqüentar a Osaf aos 6 anos, onde aprendeu com as irmãs Salesianas a se dedicar ao próximo. Foi eleita conselheira tutelar pela primeira vez em 2004, e reeleita em 2007. Foi catequista, ministrou curso voluntário de culinária para mães de educandos da Osaf. Foi cooperadora salesiana do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Trabalha há mais de 20 anos como recepcionista do Insa. É casada, e é mãe do Gustavo, de 20 anos e do Sávio, com 11 anos de idade.
Indicação: Carlos Alberto Jacovetti
à Sirley Franzini Dalgé: Uma professora com mais de 40 anos de dedicação. É um exemplo de mulher que desenvolve ações relevantes quanto à valorização da mulher e da equidade social. É ararense, se aposentou em 2002, depois de lecionar Geografia no Insa e na Escola Cesário Coimbra. Foi diretora da Fade e hoje é conselheira da entidade.
Indicação: Derci Argemir Tófolo
à Sebastiana Bueno Guimarães – Irmã Tiana: Ararense. Ainda com pouca idade foi estudar e realizar o desejo de servir ao próximo. Teve como formação a música e a enfermagem. É missionária da Ordem das Camilianas. Viajou o mundo. Num espírito missionário esteve na Áustria, Alemanha, Madagascar e Roma. Depois de percorrer também o Brasil, servir por 34 anos na Instituição Seculares, hoje mora em Araras, mantendo o mesmo espírito jovem e disposto a trabalhar por quem precisa: visita enfermos, prepara jovens e adultos para que recebam Jesus na Eucaristia ou ainda está sempre com palavras Cristã que confortam pessoas em momentos difíceis.
Indicação: Eduardo de Moraes
à Maria Aparecida da Cruz Salmaze: Foi ela, que há 18 anos, formalizou na cidade a primeira Pastoral da Criança. Foi líder e coordenadora da comunidade Santo Antonio, onde se deu esse trabalho em 1 de fevereiro de 1991. É casada e mãe de Raquel e Oswaldo Salmaze Jr., além de avó do Pedro Henrique. Ela ainda sempre teve um olhar especial para as mães grávidas da periferia da cidade. Chegou até colocar recursos próprios para desenvolver atividades com crianças recém-nascidas.
Indicação: Erinson Mercatelli
à Carla Fernanda Borrasca Fernandes: São 15 anos de dedicação à enfermagem. É ainda especialista em gerenciamento e administração do serviço de enfermagem, e especialista
Indicação: Irineu Norival Maretto
à Floriana Rocha de Morais – Irmã Floriana: Em
Indicação: José Roberto Rimério
à Oda Junqueira – Irmã Oda: Desde os 18 anos, até hoje, ela pertence à família Salesiana. Perdeu os pais muito cedo e foi criada por um irmão. Em Araras coordenou o primeiro grau no Insa, e viu de perto o esforço da irmã Diva Patarra para fundar a Osaf. Há 10 anos, de volta à Araras, atua mais de perto na comunidade Santo Antonio onde coordena e auxilia o trabalho de várias pastorais. E foi aqui que comemorou as Bodas de Ouro de vida Consagrada. E uma de suas principais características é o sorriso: um cartão de visitas para quem vai ao seu encontro.
Indicação: Léo Teodoro Gurnhak
à Pascoala Isabel Cervantes Perches: Ela é cidadã ararense. É professora. E ao chegar em Araras, em 1974 iniciou trabalhos profissionais no Centro de Reabilitação “Bezerra de Menezes”, na Clínica Antonio Luiz Sayão, com crianças portadoras de deficiência auditiva. Também desempenhou trabalhos educacionais com crianças especiais em diversas escolas de Araras. Desde 1998 está no Lios Clube de Araras. Presidiu o Departamento das Domadoras por duas vezes e também esteve à frente da Maratona do Desenho Infantil. Ela é esposa, mãe e avó.
Indicação: Magda Regina C. Celidório
à Selma Evangelista dos Santos – Irmã Selma: Há 23 anos dedica-se à vida religiosa na Congregação das Filhas da Caridade Canossianas. É graduada em Administração de Empresas e ainda professora de Religião. Participou de vários congressos e simpósios de assistentes espirituais hospitalares. Tem formação ainda
Indicação: Marcelo Coelho Fachini
à Nilza Fernandes: Uma mulher que não mede esforços para ajudar quem precisa. Quem nunca ouviu falar da senhora Nilza Fernandes? Sim, é verdade que no âmbito municipal levantou a bandeira de vários candidatos à presidência da república, ao governo do Estado e a cargos do Legislativo. Mas isso porque ela acredita na política como ferramenta para a transformação social. E a forma como ela age para ver os direitos de quem precisa atendidos é lutando por eles, exercendo plenamente o papel de cidadã.
Indicação: Nelson Dimas Brambilla
à Ana da Silveira Lagazzi: Há 48 anos ela preside a Associação das Damas de Caridade de Araras. Entidade que mantém uma creche, a primeira da cidade. Trabalho inspirado no esforço da senhora Jandira Alves, que atendia crianças carentes em sua própria casa. Pleiteou junto ao poder público um espaço para uma creche que cinco anos depois foi concluída. Mas o trabalho só estaria começando. E desde então, ao lado de outras benfeitoras, realiza campanhas para manter essa obra de doação às famílias ararenses.
Publicado em: 10 de março de 2009
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...
A Câmara Municipal de Araras recebeu, na quarta-feira (23), a visita de três vereadores de Corumbataí: Marco Antônio do Nascimento (União Brasil), Esdra Aparecido Afonso (Podemos) e Luan Felipe Ber...
Representantes da Câmara Municipal de Araras estiveram presentes no lançamento da Campanha do Agasalho 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O t...
Durante a 12ª Sessão Ordinária, a vereadora Marluce Lima (PL), que é presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina concedido...
Foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira (22), o Projeto de Resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. É alterado o artigo 5º da Resolução Municipal...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 15/2025, que institui o Dia do Skatista em Araras, a ser comemorado anualmente no dia 5 de julho. A votação ocorreu na 12ª...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.33 | Desenvolvido por: Sino Informática.