Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Comissão de Assunto Relevante para debater e fiscalizar a saúde é aprovada


Os membros da comissão ainda serão nomeados por Ato da Presidência da Câmara

Depois de um amplo debate, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução que cria a Comissão de Assunto Relevante, com o objetivo de fiscalizar e debater com a comunidade local a questão da saúde pública no município. A votação foi realizada durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada na última segunda-feira (15/10).  

Por sua relevância, o assunto foi tão discutido que tornou necessária a prorrogação do horário da sessão, que terminou mais de meia noite, só para concluir a votação da propositura.

O projeto é de autoria dos vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). De acordo com emenda aprovada, o número de membros da comissão, com prazo de 90 dias de funcionamento, podendo ser prorrogado por igual período, passou de quatro para cinco.

A decisão de criar a comissão surgiu do consenso destes vereadores após discutir e concluírem pela necessidade de um grupo de trabalho dentro do Legislativo especialmente voltado à Saúde. Segundo os proponentes, a motivação para o desenvolvimento deste trabalho é o grande número de demandas da área da Saúde que chegam a seus gabinetes e possivelmente dos demais vereadores.

Também por consenso, o vereador Bonezinho foi indicado para presidir a comissão, contando com o apoio dos demais autores em todas as ações que serão desenvolvidas a partir da promulgação do projeto, mesmo que nem todos sejam indicados para compô-la. Isto porque após a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, vereador Breno Zanoni Cortella,  determinou que os interessados em fazer parte da comissão deverão manifestar por meio de ofício esta disposição. Isto significa que mesmo havendo o interesse dos quatro vereadores que propuseram de fazerem parte da mesma, a nomeação dos demais edis, além do presidente que está garantida, é determinada por Ato da Presidência da Câmara.

Sobre a comissão vale ressaltar ainda que ela visa entre outros objetivos, acompanhar e fiscalizar as ações que se referem aos atendimentos, verbas estaduais, federais e municipais, bem como, o posicionamento da Câmara em relação ao assunto em razão da reconhecida relevância social.

Para os autores, o objetivo é também acompanhar e fiscalizar a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, elucidando os munícipes sobre os atendimentos, agendamentos de exames, tempo de espera e atendimento de qualidade dos Prontos Socorros, além dos seus andamentos.

A proposta é, enfim, traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno à população de Araras.

Os vereadores que propuseram a comissão estão empenhados em realizar de forma programada e não programada (de forma surpresa) visitas a instituições e unidades da rede municipal de saúde. Pretendem também promover reuniões com dirigentes e agentes da área e convocar audiência pública para discussão do tema com a população, visando a elaboração do relatório final.

Ao tomarem esta atitude, os vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) reiteram que não têm a pretensão de solucionar os problemas da saúde, o que seria humanamente impossível, mas contribuir para que o atendimento seja melhor e mais eficiente. “Muitos consideram que o atendimento em saúde de Araras é melhor que em munícipios vizinhos e outros tantos espalhados pelo Brasil, mas o fato é que moramos aqui e se desejamos qualidade de vida para a população devemos buscar comparações com o que há de melhor e nunca o pior que existe, concluem.

 

Texto: Duda Gonçalves, chefe de gabinete do vereador Du Segurança

Foto: Thiago Marquezin – Assessor da Vereadora Anete dos Santos Casagrande 


Publicado em: 15 de outubro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais