Na 45ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a última do ano de 2024 e da 18ª legislatura, foi divulgado o relatório feito pela Comissão de Assuntos Relevantes criada por meio da Resolução Municipal nº 10/2023, cujo propósito era acompanhar a situação dos veículos do Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras (SMTCA).
A comissão foi formada pelo vice-presidente da Câmara, Rodrigo Soares (MDB), e os vereadores Ana Júlia Casagrande (PSD) e Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL), com início das reuniões em 30 de maio de 2023.
De acordo com o presidente da comissão, o vereador Rodrigo Soares, que leu o relatório durante a sessão, o grupo esperava os dados oficiais da empresa contratada junto à Câmara Municipal para análise técnica dos veículos, a fim de divulgar dados mais precisos.
O vice-presidente também relatou que foram feitas reuniões semanais entre os membros da comissão para discutir queixas de usuários e elaborar sugestões de melhora para o transporte público municipal, além de visitas à garagem da autarquia.
A comissão relatou que solicitou vários documentos e relatórios técnicos ao TCA, mas vários não foram encaminhados por completo. Outro ponto destacado foi que, em visitas, foi constatado que diversos veículos estavam fora de operação, devido à falta de manutenção adequada ou a carência de peças e reposições. Sobre isso, foi apontado que o estoque é limitado, o que prejudica a manutenção do transporte coletivo na cidade.
Conforme Rodrigo Soares, “só não houve suspensão do serviço de transporte coletivo da cidade porque a empresa que presta serviço de locação de ônibus em Araras disponibilizou gratuitamente para o município os ônibus que sustentaram por mais de oito meses as linhas de transporte da cidade”. Ainda de acordo com o vereador, no contrato de locação, a cidade disponibilizaria o combustível e a manutenção dos ônibus, mas, muitas vezes, esses itens também foram por conta da empresa que presta serviço em Araras.
No dia 19 de novembro de 2024, foi apresentado à comissão relatório com estratégias para o transporte coletivo urbano de Araras, com as seguintes sugestões:
- Criação de uma secretaria municipal de transporte público;
- Licitação emergencial para contratação de novos ônibus;
- Análise no contrato de locação dos veículos;
- Possibilidade de extinção de autarquia e recolocação de funcionários;
- Contratação de empresa especializada para fazer um estudo e revisão de linhas.
Como conclusão, “a comissão recomenda que a nova gestão que irá assumir o comando de Araras em 2025 estude e apresente uma reestruturação mais moderna na ação do transporte coletivo de Araras, levando em consideração as melhorias que podem ser implantadas, com debate junto aos servidores públicos.
A comissão também ressalta a necessidade de transparência total de todos os documentos do serviço público (...) também solicita que a participação seja popular, já que o impacto real é de quem utiliza o serviço público em nossa cidade”.
A 45ª Sessão Ordinária e a leitura do relatório sobre a situação dos veículos do SMTCA estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=BsVKK7ybfe0 .
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 18 de dezembro de 2024
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras entregou dois títulos de cidadania ararense, na noite de terça-feira (17). Os homenageados foram: Patrícia Dal Pozo Gomes Salvador e Jefferson Luiz Avelino de Souza. A...
Durante a 13ª Sessão Extraordinária, a Câmara Municipal de Araras aprovou o Projeto de Lei nº 266/2024, que declara a Orquestra de Sopros de Araras como Patrimônio Cultural e Imaterial do município...
Os vereadores aprovaram, durante a 45ª Sessão Ordinária, a criação do Programa Cidadania Legislativa, de forma didática e ilustrada, destinado aos estudantes da educação básica de ensino. O assunto...
Foi aprovado durante a 45ª Sessão da Câmara Municipal o Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2024, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). Fica aprovado o Selo Empresa Amiga do Esporte...
Os vereadores da Câmara aprovaram na 45ª Sessão Ordinária de 2024, a última do ano e da 18ª legislatura, o Projeto de Resolução nº 17/2024, de autoria da vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PS...
Na 13ª Sessão Extraordinária de 2024, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 257/2024, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). Com a aprovação, passa a ser obrigatória a...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.