Convidado para falar sobre a redução da maioridade penal o delegado Tabajara Zuliani dos Santos foi enfático ao dizer que apenas a diminuição da idade não deve ser “encarado” como o fator predominante para reduzir a criminalidade. A participação dele aconteceu durante a tarde desta terça-feira, 8 de maio, na 2ª sessão ordinária da Câmara Jovem de Araras.
Ao começar o pronunciamento, que durou pouco mais de 20 minutos, Tabajara elogiou o trabalho da Câmara Jovem. “É magnífico vermos jovens interessados no desenvolvimento da cidade”. E ainda revelou que ficou surpreso quando chegou à Araras e viu a mobilização dos jovens que na ocasião integravam o programa com as causas sociais.
Em seguida ele fez toda uma abordagem história para falar do poder da lei. Relembrou a Revolução Francesa que colocou a lei acima do rei. “É assim até hoje em todo o mundo”. No entanto, no Brasil, Tabajara lamentou que o direito não foi capaz de acompanhar as mudanças histórias e sociais do país.
O delegado fez menção à países mais rígidos como o Reino Unido onde crianças de 10 anos cumprem pena como adultos. Na opinião dele é preciso fazer a avaliação de cada caso quando um menor comete um crime. “Existem fatores que o levaram a agir daquela forma e se ele está ciente do que fez, deve pagar por isso”, completou.
Todos os vereadores jovens estavam presentes e alguns abordaram o delegado com perguntas sobre o mesmo tema. Ao final Tabajara agradeceu a oportunidade e colocou à disposição para futuros esclarecimentos. “A juventude precisa ser sempre informada. Como professor eu acredito na educação”, concluiu.
Toda essa discussão foi acompanhada por 40 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”.
Quanto à visita ao Solar “Benedita Nogueira”, quando os vereadores jovens deveriam ser recebidos pelo prefeito Luiz Carlos Meneghetti, após a sessão, foi adiada por problemas de saúde do chefe do executivo. Existe um pré-agendamento para esta quarta-feira, às 16 horas.
Moções
Os vereadores jovens também fizeram a entrega de Moções de Congratulações durante a 2ª sessão ordinária do ano.
O presidente Leandro Cerbi homenageou a academia Punho do Dragão pela realização da seletiva paulista 2007 em Araras. “Destaco a importância de competições como esta, que difundem o nome de Araras para todo o estado, sendo sinônimo de organização e apoio a arte marcial”.
Foi também do presidente a iniciativa de parabenizar a paróquia Nossa Senhora de Fátima pela celebração dos seus 20 anos de existência.
Já o vereador Douglas Felipe dos Santos parabenizou as escolas Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araras), DA/DV (Deficientes Auditivos e Visuais) e Professora “Luiza Helena Remédio”, pelo trabalho com os jovens que possuem deficiências.
O mesmo vereador ainda entregou uma Moção de Congratulações às as Irmãs Canossianas pelos 200 anos de fundação da congregação e 60 anos de chegada ao Brasil.
A próxima sessão da Câmara Jovem acontece em junho, no dia 5, às 15 horas, na Câmara de Araras.