Desde o último sábado, 31 de março, o médico pediatra, Jardel Dair, é, de direito, cidadão ararense. Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Araras ele recebeu o título conforme a propositura do vereador Ricardo Franco (PV), autor da homenagem.
No plenário, além de vários vereadores e da presença do vice-prefeito, Dr. Francisco Nucci Neto (PMDB), convidados, entre familiares e amigos, tomaram o plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”.
A concessão de Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
De acordo com Ricardo Franco, Jardel Dair tem seu grande mérito por ter vencido sozinho a resistência inicial de alguns profissionais da saúde à sua chegada. “Em contraste desta resistência de alguns médicos, a população ararense o acolheu de “braços abertos”, confiando na sua competência profissional desde o primeiro instante. Por ter mudado o panorama da precária saúde pública infantil na ocasião da chegada em Araras, pela eterna dedicação que não mede esforços, tempo e nem lugar”, justificou o vereador quando propôs a homenagem.
Durante os discursos o médico Nelson Salomé, atual secretário de Saúde, falou representando o vasto rol de amigos do homenageado e lembrou da atuação quando em 1975 não existia serviço especializado para atendimento infantil na cidade, e montou o Departamento de Pediatria de Araras, instigando ainda aos colegas a criação do Estatuto do mesmo Departamento, que passou então a funcionar como paradigma dos outros departamentos do hospital.
O filho do homenageado, Jardel Dair Filho, revelou algumas particularidades do pai, como a preocupação em estar sempre pronto para um atendimento. “Até mesmo para pescar ele ia de calça e sapato”, brincou.
O próprio Jardel também se mostrou bastante emocionado com o título e revelou que se sente parte da cidade e responsabilizou a esposa Nadia por sua vinda para Araras. “Sempre me senti próximo ao ararense, mas não sei se me acham sisudo, e em conseqüência, sinto da parte deles, uma certa estranheza, na verdade quero que, de agora em diante, me sintam jogando no mesmo time e que encurtem esta distância que é somente aparente”, declarou.
O vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), presidente da Câmara Jovem, ao encerrar a sessão disse que a Câmara vivia um momento especial e valoroso pela emoção nítida nos olhos do homenageado. “É certo que pelo brilho no olhar ele está feliz com a homenagem”. Miqueira disse ainda que tal emoção deve servir de exemplo para outros homenageados.
Biografia
Jardel Dair, é filho de José Antônio Dair e Nair Abraão Dair. Nasceu em 25 de setembro de 1948, na cidade de Uberaba/MG. Casou-se com Nádia Maria Naira Elias Dair, ararense, no dia 15 de março de 1974. É pai de Fabiana, Fernanda e Jardel Filho.
Graduou-se em medicina com especialização em Pediatria. É coordenador de Perícia Médica em Araras, de 1976 até os dias atuais. Ajudou a fundar a Unimed de Araras. Trabalhou como voluntário na Osaf, Berço da Fraternidade e Oratório Dom Bosco.
Atualmente clinica em seu consultório particular, sendo perito médico da Previdência Municipal de Araras (Araprev), membro efetivo do Conselho Técnico da Unimed de Araras e mais uma vez conselheiro do Saema, representando a classe médica.