O Plenário Vereador “Bruno Moysés Batistella” esteve lotado na última sexta-feira quando foi entregue o título de “Cidadão Ararense” ao médico cardiologista Milton Nicolella. Amigos, colegas de profissão e familiares do homenageado acompanharam a sessão solene cuja iniciativa foi proposta pelo vereador Ricardo Franco (PV).
Na sessão, presidida pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araras, os discursos foram marcados por ressaltar as qualidades do médico, como profissional e companheiro em muitas atividades: do time de futebol a sua preocupação com os filhos.
Milton Nicolella nasceu na cidade de Monte Aprazível, estado de São Paulo, em dezembro de 1946. Filho do casal Aurélio Vicente Nicolella e Olga Polati Nicolella.
Do primeiro casamento, três filhos: Alexandre, Ana Carolina e André. Da segunda união, com Rosângela Dourado Duarte, com quem está casado, nasceu João Guilherme.
Ele está há mais de 30 anos em Araras. Milton Nicolella chegou na cidade em 1975, sendo o primeiro profissional médico da cidade em sua especialidade, a cardiologia. Formação que obteve na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, em 1972.
Trabalhou na Santa Casa, integrando-se facilmente no meio social, sempre simpático e desprendido de interesses pessoais. E sendo o primeiro, foi pioneiro em muitos feitos. O primeiro teste Ergométrico realizado na cidade foi responsabilidade dele.
Em sua historia não é possível ignorar a passagem como chefe de clínica médica no Hospital Brigadeiro em São Paulo. Teve o privilégio de ser o primeiro diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Araras. Foi ele um dos mentores da criação da Unimed de Araras, onde a primeira reunião foi realizada na garagem de sua residência. Ele participou do processo de construção do Hospital Unimed de Araras e da criação do Clube dos Médicos, no terreno doado pelo Dr. Hermínio Ometto.
Foi presidente do Clube dos Veteranos do Comercial Futebol Clube, onde participa ativamente até os dias atuais. É um dos fundadores do Instituto do Coração de Araras, sendo hoje seu diretor responsável.
“Dr. Milton Nicolella é humilde e apresenta um perfil honesto, digno do trabalho que exerce. Durante sua trajetória por Araras, sempre pensou no próximo. Todos os que chegam em seu consultório encontram um ombro amigo e um médico amigo, fazendo pulsar, com mais vigor, cada coração que precisa de ajuda”, declarou o vereador Ricardo Franco durante a homenagem.
Também falaram para homenagear Nicolella o médico Domingos Sávio Duarte, em nome dos amigos, e Aurélio Nicolella, irmão do novo cidadão ararense.
Cidadania Ararense
O Projeto de Decreto Legislativo é uma propositura de competência da Câmara, que não está sujeita à aprovação do prefeito e sua promulgação compete ao presidente do Poder Legislativo.
A concessão de Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, ou instituições, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
Cada vereador poderá propor somente uma concessão por ano, a não ser que a proposta seja rejeitada.