Notícias



Gestão do biênio 2013/2014 se encerra com muitas inovações



Publicado por: Imprensa


Aproximar a população do Legislativo foi um dos principais objetivos da administração da Câmara Municipal de Araras durante o biênio 2013/2014.  O presidente da Casa, vereador Breno Cortella (PT) encerra seu mandato marcado por muitas inovações de acordo com avaliação dos demais vereadores. Em janeiro de 2015 assume a presidência do Legislativo Ararense a vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (29) o presidente da Câmara agradeceu a oportunidade de presidir o legislativo municipal. "Agradeço os vereadores e vereadoras da Câmara que permitiram que juntos pudéssemos realizar muitas ações nesses dois anos", disse. Breno também agradeceu a colaboração dos diretores e servidores da Câmara. O presidente também destacou a importância da imprensa na cobertura jornalística e da sociedade na interação com a Câmara. "Sou muito grato por essa honrosa oportunidade. Tenho a sensação de ter cumprido meu dever, inclusive de conduzir com serenidade o processo legislativo e os debates, às vezes acirrados, que a Câmara enfrentou", afirma. Na coletiva o presidente apresentou um relatório das principais ações do biênio.

Além da reforma do prédio da Câmara para atender de forma segura e acessível todos os cidadãos, a Casa também passou por uma reforma administrativa que resultou na realização de concurso público para novos cargos.  Foram promovidas diversas atividades que incentivaram a participação popular, como a Câmara Participativa, Escola Legislativa, Câmara Cidadã, além de várias audiências públicas sobre temas diversos.

A Escola Legislativa contou com mais de 1.800 presenças nas 32 atividades no anoIntegrando-se as diretrizes da Escola Legislativa, no final de setembro a Câmara inaugurou sua biblioteca. A biblioteca possui 390 publicações dentre livros, revistas e cartilhas. Mais de 120 livros foram doados pelo Senado Federal.  A biblioteca da Câmara fica ao lado da hemeroteca, que reúne vasto arquivo de jornais locais. Toda a comunidade pode realizar empréstimos.

O programa Câmara Participativa esteve em cinco regiões urbanas em sete regiões que compreendem a zona rural da cidade. Participaram das reuniões um total de 348 pessoas. Foram realizados 480 questionamentos e reclamações escritas e verbais ao Poder Legislativo.

Promover maior acessibilidade foi um dos destaques da administração. O prédio do Legislativo ganhou uma nova recepção com porta automática, novos banheiros adequados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acessibilidade e elevador.

Acessibilidade das informações também foi incentivada. A Câmara de Araras recebeu da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal exemplares da Lei Orgânica do Município de Araras (LOMA) em versão braile, o qual compõe o acervo da Biblioteca da Câmara inaugurada em setembro de 2014. Exemplares foram doados pela Câmara de Araras para a Biblioteca Municipal “Martinico Prado” e para a Avida (Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras).

O site do Poder Legislativo recebeu recursos de acessibilidade visual com dispositivos que podem ser usados por deficientes visuais, seguindo padrões nacionais e internacionais. Neste ano o número de acesso ao site da Câmara de Araras bateu novo recorde. Conforme estatística do servidor que gerencia o site do Legislativo, em 2013 foram mais 522 mil visualizações. Em 2014 de janeiro até o início de dezembro constavam mais de 1 milhão de acessos.

Para ampliar o acesso das atividades legislativas, está prevista a implantação da tradução em libras das sessões ordinárias. O público presente na sessão e também os telespectadores poderão assistir e acompanhar a sessão com tradução ao vivo. 

A Escola Legislativa de Araras em parceria com a Avida – Associação para Valorização e Inclusão das pessoas com Deficiência de Araras, realizou Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) gratuita para funcionários e para a comunidade ararense.  O curso teve início no dia 22 de agosto e seguiu até o dia 12 de dezembro.

 

Modernização da estrutura administrativa


A Câmara também contou com implantação de novas modalidades de licitação como Pregão e Registro de Preço, gerando economicidade e otimização de recursos do Poder legislativo. Foram criadas a Comissão de Avaliação de Desempenho, Comissão de Reavaliação de Bens e a Comissão de Verificação e Levantamento dos Bens Móveis. Além de uma Comissão de Brigada de Incêndio. Também foi feito seguro patrimonial dos bens da Câmara e implantado e regulamentado o Controle Interno. A Câmara ainda adquiriu desfibrilador automático e equipamentos para o programa “Na medida Certa”.

Em setembro foi dado inicio a implementação do sistema de gestão de qualidade para obtenção de certificação na norma ABNT NBR ISO 9001:2008. A empresa contratada por licitação realizou vistorias e reuniões com os funcionários e parlamentares. Para obter a certificação da ISO, a instituição deve cumprir determinados requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada.  A implementação do ISO irá trazer melhorias nos processos internos, diminuindo o retrabalho e desperdício, atendendo o princípio da economicidade.

 

Resgate histórico

 

Durante o biênio foram promovidas diversas ações com objetivo resgatar, preservar e manter a memória e história do Poder Legislativo. Foram instituídas a Galeria de Presidentes e a Galeria de Legislaturas. A Comissão da Verdade da Câmara de Araras também desempenhou um papel importante para a história do município. Os membros da comissão formada por vereadores e um historiador realizaram levantamento de documentos e tomada de depoimentos sobre o período da Ditadura Militar no Brasil e em Araras. O trabalho resultará em um caderno de memórias e um posterior relatório final.

A Comissão da Verdade da Câmara também promoveu a reparação moral contra o injusto afastamento do prefeito Milton Severino e o vice Acésio Devitte, nomeando o coronel Theodoro de Almeida Pupo para governar a cidade. A cerimônia de devolução simbólica dos cargos aconteceu no final de outubro. O ato de reparação está registrado em placa instalada no busto do prefeito Milton Severino, localizado no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado”, Lago Municipal.

No segundo semestre de 2014 a Câmara de Araras, por meio da Escola Legislativa e Comissão da Verdade, realizou a mostra de cinema “Marcas da Memória”. A mostra foi constituída por filmes produzidos pelo projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

 

Avaliação dos parlamentares:

 

“Nós últimos dois anos, a Câmara Municipal registrou vários avanços, tornando-a mais acessível e mais próxima da população. Alguns dos exemplos, foi a Câmara Participativa, onde os vereadores fizeram reuniões nos bairros, inclusive na zona rural para receber demandas, opiniões e sugestões dos moradores e a  Escola Legislativa, que proporcionou vários cursos de capacitação para os parlamentares, funcionários e cidadãos com projetos de Educação para a cidadania. Outra medida importante foi as intervenções realizadas no prédio da Câmara, que recebeu várias melhorias que irá beneficiar pessoas com mobilidade reduzida. Isso mostra o respeito que essa Câmara também está tendo para as pessoas com mobilidade reduzida e nosso objetivo é continuar esses investimentos com a nova diretoria”.

Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT)

 

“Do ponto de vista da gestão administrativa do Poder Legislativo, a atual Mesa Diretora, presidida pelo vereador Breno Cortella deu grandes passos rumo à modernização e à qualidade dos serviços prestados. Destaco a instituição da Câmara Participativa, que percorreu bairros na região urbana e rural, acolhendo as demandas da população. Isto sem contar a reforma voltada à acessibilidade do prédio, os avanços no setor de comunicação, a implantação processo ISO, e outras tantas ações empreendidas, visando o profissionalismo, a ética e a transparência. No aspecto político, Breno foi um presidente mediador dentro dos parâmetros do regimento. Muito embora, neste colegiado, os pontos de vistas nem sempre sejam convergentes, é importante reconhecer o trabalho realizado neste último biênio pela atual Mesa Diretora e exigir que seja dada continuidade ao processo alavancado, não permitindo retrocessos. Há que se valorizar o trabalho realizado pelo corpo técnico da Câmara Municipal, formado especialmente por servidores efetivos, sem deixar de reconhecer os comissionados que honraram e honram suas posições, entendendo que seus cargos devem prioritariamente servir à população”.

Vereador Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS)

 

"Considero essa gestão do presidente Breno Cortella muito dinâmica e inovadora. A Câmara Municipal desenvolveu vários instrumentos de cidadania. Considero a criação da Escola Legislativa muito positiva. Desejo a nova gestão um excelente trabalho legislativo”.

Vereador Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT)

 

 “Parabenizo a administração do amigo e vereador Breno Zanoni Cortella pelo seu mandato como presidente da Câmara durante este biênio. Ressalto o dinamismo e a agilidade em propor novas ideias e projetos para esta Casa de Leis. E o mais importante, a união que ele manteve entre os vereadores sempre  respeitando e ouvindo  a todos de maneira igualitária, sendo da situação ou oposição”.

Vereador Erinson Mercatelli (PSB)

 

“Foi uma boa gestão nesse biênio e estando na Mesa Diretora eu sempre procurei apoiar as ideias. A reforma administrativa foi um grande feito desta gestão. Acredito que a Câmara melhorou bastante nesses dois anos”.

Vereador Eder Muller (PROS)

 

“Nesses dois anos a Câmara passou a ter uma atuação mais do que legislativa, passou a ter uma função de educação. A Câmara esteve nos bairros da cidade, debateu com os cidadãos diversos assuntos e teve papel fundamental na preservação da história. Apesar de ser ligada ao poder público, a Câmara manteve sua independência administrativa com relação ao Poder Executivo”.

Vereador Francisco Nucci Neto (PMDB)

 

 “Foi uma gestão inovadora, dinâmica e principalmente participativa, a qual o credencia como um dos melhores presidentes do Legislativo”.

Vereador Marcelo de Oliveira (PRB)

 

“A Câmara foi reativada e passou a ser mais conhecida pela população. Hoje mais pessoas participam das atividades da Casa e da política. Como a presidente do próximo biênio pretendo dar continuidade ao trabalho do Breno, promovendo ações para aproximar cada vez mais os cidadãos da Câmara e fortalecer a relação com o Executivo”.

Vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC)

 

 


Publicado em: 29 de dezembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Advogada Maria Angélica de Mello recebe título de cidadã ararense

14 de junho de 2024

Na noite desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Araras realizou a sessão solene de entrega do Título de Cidadã Ararense à advogada Maria Angélica de Mello, conforme o Decreto Legislativo nº...



Câmara recebe alunos da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca

13 de junho de 2024

A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quarta-feira (12), visita de 15 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca, como parte do projeto Grêmio, da Escola Legislativ...



Câmara Municipal recebe visita dos alunos da Escola Estadual Lions Clube

13 de junho de 2024

Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Lions Clube. Eles compõem o grêmio estudantil da instituição e vieram co...



Escola Estadual José Ometto visita Câmara Municipal

13 de junho de 2024

Ocorreu na tarde da última segunda-feira (10) visita da Escola Estadual José Ometto. Foram 12 alunos do ensino fundamental, integrantes do grêmio estudantil da escola. A visita faz parte do projeto...



Projetos sobre sustentabilidade e coleta de lixo eletrônico são vencedores da 12ª edição do prêmio Cidade das Árvores

12 de junho de 2024

Na última terça-feira (11), ocorreu no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental. A premiação é c...



Plano Diretor de Turismo é aprovado em sessão extraordinária

11 de junho de 2024

Em sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram o Plano Diretor de Turismo de Araras, revisado na forma de lei e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!