Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Internautas apontam que já estiveram em Sessão da Câmara


Nem sempre o público comparece às sessões ordinárias da Câmara Municipal de Araras. A variação acontece entre um assunto e outro. Homenagens, manifestações e votações de interesse pessoais ou de um grupo são os principais motivos que aproximam a população do Poder Legislativo.
De acordo com a enquête, presente na primeira quinzena do mês de outubro, no site da Câmara Municipal de Araras (www.camara-araras.sp.gov.br), apenas 3,96% dos internautas nunca estiveram em uma sessão do Legislativo local. Desta vez, o espaço “Fala Cidadão” perguntou: Você já participou de alguma Sessão da Câmara de Araras?. Foram colocadas à disposição do internauta cinco opções de resposta e que tiveram o seguinte resultado:

Você já participou de alguma Sessão da Câmara de Araras?
Resposta
Votos
%
Nunca
18
3,96
1 vez
6
1,32
2 vezes
1
0,22
3 vezes
2
0,44
4 vezes ou mais
427
94
Total
454
100


 
            Quem acompanha todas as sessões da Câmara percebe que geralmente muitas vezes as mesmas pessoas estão presentes, falhando vez ou outra. Mas é certo que os números apontados na enquête surpreenderam os vereadores, de forma positiva e também negativa.
            Breno Cortella (PT) disse que nem todas as pessoas sabem que a Câmara oferece esse espaço semanal que não é só dos vereadores, mas que, segundo ele, serve para dar publicidade as decisões importantes da cidade de Araras. “Algumas sessões têm mais gente, outras não. Depende do assunto. Isso é lamentável porque é o momento que o cidadão por usar para cobrar e acompanhar o vereador que elegeu”, declara.
            O vereador também aproveitou para elogiar o novo site da Câmara. “Acho que é o melhor site que o Legislativo já teve e é uma forma do povo também acompanhar o que acontece”, frisou ele que destacou algumas ferramentas que o tornam também um espaço democrático, como a enquête e as ferramentas que permitem o contato do internauta com o vereador.
            Marcelo de Oliveira (PMDB), que cumpre seu primeiro mandato, muitas vezes se mostra surpreendido com a freqüência e aponta também a falta de interesse da população em cobrar o vereador. “Os educadores poderiam ajudar nessa formação política”, disse ele.
            Outra sugestão do vereador é a vinda de secretários municipais para abordar assuntos relativos às suas pastas durante as sessões da Câmara. “Como o munícipe não pode se manifestar, ele poderia preencher um formulário e encaminhar a um vereador de sua preferência com a pergunta que gostaria de fazer”, explica justificando também como uma forma da administração municipal se aproximar da população.
 
Sempre presente
            A funcionária pública Gina Giusti começou a acompanhar as sessões da Câmara há quatro anos desde quando foi convidada para participar de uma manifestação. “Foi assim que surgiu meu interesse e não parei mais de vir”, comenta ela que vê nessa freqüência uma forma de aprender. “É preciso saber quem é quem. Quem faz o que. Só assim nós ganhamos o direito de criticar”, completa.
            José Eduardo Gatti, bombeiro aposentado, recentemente foi homenageado pelos seus trabalhos junto à corporação local. Mas antes disso já se mostrava participativo. “É preciso prestigiar o nosso governo e nem sempre isso acontece. Muitos comparecem apenas quando têm algum interesse particular”, declara.
 
Desafio
            “Aproximar a população do Poder Legislativo é um dos principais desafios dos tempos atuais”. A afirmação é do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araras.
            Como causa desse desinteresse o vereador destaca os últimos acontecimentos políticos que abalaram o país. “Tudo isso influência” aponta o vereador que vê no Programa “Câmara Cidadã” uma forma de mudar essa realidade. “É um programa inovador e necessário principalmente nesse momento de descrédito. O povo de Araras precisa entender que há uma diferencia entre o cenário municipal, estadual e federal. E que é acreditando nos políticos locais que vamos mudar a nossa realidade cada dia para melhor”, explica.
O Programa Câmara Cidadã foi criado prevendo a realização de debates, palestras, campanhas, sejam elas quais forem, e que poderão ser de iniciativa própria ou de qualquer instituição ou entidade, desde que traga benefícios à população de Araras sendo o tema de abordagem social, assistencial, cultural, educativo, filantrópico ou na área de saúde. Na prática, o principal espaço aberto para a realização deste trabalho é o Plenário “Bruno Moisés Batistella”. Clubes de Serviços, Escolas, Ong´s, Sindicatos, Igrejas, Partidos Políticos e outros grupos já têm acesso e são os principais meios para a efetivação desse espaço de cidadania.
Um dos destaques dessa iniciativa é a visita monitorada com os alunos que assistem a vídeo, participam de um debate sobre política, recebem uma cartilha educativa sobre os Três Poderes, e conhecem as dependências do Legislativo.


Publicado em: 18 de outubro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais