A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 foi aprovada, em 1º turno, durante a 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (18). A votação ocorreu por meio do Projeto de Lei nº 187/2024, de autoria do Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2025. Também foram aprovadas quatro emendas modificativas referentes ao projeto.
O Projeto da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) e também das demais comissões da Câmara. “As estimativas de receita e despesa foram realizadas de maneira organizada, promovendo o uso eficiente dos recursos públicos, com foco no atendimento às necessidades sociais”, como consta no parecer da CFO.
Durante a sessão, o vereador Marcelo de Oliveira (Republicanos), presidente da CFO, relembrou que a Câmara Municipal realizou audiência pública para a apresentação da LOA 2025.
Ele também destacou que o município, no ano que vem, tem como previsão de arrecadação orçamentária um montante de R$ 969 milhões.
O vereador Marcelo de Oliveira citou valores destinados para algumas secretarias e também destacou a existência de dívidas do Executivo, que deverão ser cumpridas. Ou seja, considerou o comprometimento do município com despesas, o que compromete a arrecadação.
No momento da discussão do projeto, a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), também enfatizou a importância da LOA e sua preocupação com as dívidas que o município possui.
A presidente destacou que consta no projeto de lei o limite de remanejamento do orçamento em apenas 15% (por meio de abertura de créditos adicionais suplementares). “Legalmente, o prefeito pode até 25% remanejar o seu orçamento e, nessa legislação agora, ela surpreendeu, na verdade, com 15%”, explicou a presidente, informando sobre a emenda, votada e aprovada em seguida, para que se possa obter a margem de 25% de remanejamento do orçamento.
Emendas Modificativas: todas aprovadas
Autor vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho: Remanejo parte da verba orçamentária, destinada à Secretaria Municipal de desenvolvimento Urbano e Obras.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Dispõe sobre a atualização do orçamento, conforme extratos bancários dos fundos da assistência social.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Dispõe sobre o remanejamento de verbas ao Febom.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Modifica o art. 7º do projeto de lei.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 19 de novembro de 2024
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O projeto Câmara Cidadã, conduzido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu mais alunos de escolas de Araras na última semana. Estudantes do Serviço Nacional de Aprendiza...
Na manhã de quarta-feira (3), a vereadora Rosa Scanavini (PRD), representando a Procuradoria Especial da Mulher, esteve na cidade de Jaú. Na visita, Rosa, que é procuradora especial da mulher, conv...
A Câmara Municipal de Araras, por meio da Diretoria de Comunicação, firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Jaú para a troca de conteúdos institucionais. A colaboração com outras Escolas Legi...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...
Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...
O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.