A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 foi aprovada, em 1º turno, durante a 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (18). A votação ocorreu por meio do Projeto de Lei nº 187/2024, de autoria do Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2025. Também foram aprovadas quatro emendas modificativas referentes ao projeto.
O Projeto da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) e também das demais comissões da Câmara. “As estimativas de receita e despesa foram realizadas de maneira organizada, promovendo o uso eficiente dos recursos públicos, com foco no atendimento às necessidades sociais”, como consta no parecer da CFO.
Durante a sessão, o vereador Marcelo de Oliveira (Republicanos), presidente da CFO, relembrou que a Câmara Municipal realizou audiência pública para a apresentação da LOA 2025.
Ele também destacou que o município, no ano que vem, tem como previsão de arrecadação orçamentária um montante de R$ 969 milhões.
O vereador Marcelo de Oliveira citou valores destinados para algumas secretarias e também destacou a existência de dívidas do Executivo, que deverão ser cumpridas. Ou seja, considerou o comprometimento do município com despesas, o que compromete a arrecadação.
No momento da discussão do projeto, a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), também enfatizou a importância da LOA e sua preocupação com as dívidas que o município possui.
A presidente destacou que consta no projeto de lei o limite de remanejamento do orçamento em apenas 15% (por meio de abertura de créditos adicionais suplementares). “Legalmente, o prefeito pode até 25% remanejar o seu orçamento e, nessa legislação agora, ela surpreendeu, na verdade, com 15%”, explicou a presidente, informando sobre a emenda, votada e aprovada em seguida, para que se possa obter a margem de 25% de remanejamento do orçamento.
Emendas Modificativas: todas aprovadas
Autor vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho: Remanejo parte da verba orçamentária, destinada à Secretaria Municipal de desenvolvimento Urbano e Obras.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Dispõe sobre a atualização do orçamento, conforme extratos bancários dos fundos da assistência social.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Dispõe sobre o remanejamento de verbas ao Febom.
Autora vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini: Modifica o art. 7º do projeto de lei.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 19 de novembro de 2024
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras entregou dois títulos de cidadania ararense, na noite de terça-feira (17). Os homenageados foram: Patrícia Dal Pozo Gomes Salvador e Jefferson Luiz Avelino de Souza. A...
Durante a 13ª Sessão Extraordinária, a Câmara Municipal de Araras aprovou o Projeto de Lei nº 266/2024, que declara a Orquestra de Sopros de Araras como Patrimônio Cultural e Imaterial do município...
Os vereadores aprovaram, durante a 45ª Sessão Ordinária, a criação do Programa Cidadania Legislativa, de forma didática e ilustrada, destinado aos estudantes da educação básica de ensino. O assunto...
Na 45ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a última do ano de 2024 e da 18ª legislatura, foi divulgado o relatório feito pela Comissão de Assuntos Relevantes criada por meio da Resolução Municipa...
Foi aprovado durante a 45ª Sessão da Câmara Municipal o Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2024, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). Fica aprovado o Selo Empresa Amiga do Esporte...
Os vereadores da Câmara aprovaram na 45ª Sessão Ordinária de 2024, a última do ano e da 18ª legislatura, o Projeto de Resolução nº 17/2024, de autoria da vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PS...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.