Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Magda entrega moção para Circo de Teatro Tubinho pelos 97 anos de trajetória cultural


A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal de Araras, entregou moção de congratulação ao Circo de Teatro Tubinho pelos cerca de 97 anos de trajetória cultural no país, e também pelas apresentações realizadas em Araras neste ano de 2015. A entrega aconteceu no sábado (22) após o espetáculo “Tubinho na Casa do Big Brother”.  Magda foi chamada ao palco por Pereira França Neto, que dá vida ao palhaço Tubinho.

“Você, Tubinho, juntamente com toda a sua equipe, encanta todos com seus espetáculos por manter viva a mágica do circo. Presto com essa moção um justo reconhecimento pela importância histórica e cultural aos profissionais do Circo de Teatro Tubinho e a toda a família circense envolvida nos espetáculos”, disse a vereadora.

Atualmente o Circo de Teatro Tubinho é composto por uma grande família de 35 pessoas envolvidas e um repertório de 90 espetáculos. A moção também foi subscrita pelo vereador Francisco Nucci Neto (PMDB).

 

História

 

A trajetória artística da "família Tubinho" em circos e variedades começou em meados de 1918, quando Juvenor Ferreira Garcia (o palhaço “Caolho”) casou-se com Lola Garcia (“Vó Lola”). Ambos trabalharam em várias companhias circenses até fundarem seu próprio circo em 1923, acompanhados pelos filhos (Altamar, Brasilina e Juvenor “Juve”).

Com o tempo, Altamar, o filho mais velho do casal, passou a ser o palhaço “Tricô” no então Circo dos Irmãos Garcia.

Naquela época, era grande o número de circos espalhados pelo país e a concorrência fez com que os Irmãos Garcia inovassem os espetáculos circenses com encenações de peças teatrais no picadeiro.

Aos poucos as encenações tomaram todo o espetáculo, criando assim o Circo Teatro Irmãos Garcia. Altamar precisou sair do grupo e nasceu a necessidade de ter um novo cômico.

Juve Garcia (filho mais novo do casal Juvenal e Lola Garcia) criou então "Tubinho, o Trapalhão" que está nos palcos até hoje. Já em 1959, Juve monta sua própria companhia, o "Circo Teatro Irmãos Garcia com Tubinho e sua Cia."

O grupo rodou o Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas o aparecimento da TV faz com que o circo começasse a perder público e em 1978 Juve resolve dedicar-se a animações de festas infantis em Curitiba/PR onde criou a "Juve Garcia Organização de Espetáculos Teatrais".

Pouco antes de sua morte em 1994, Juve passou o nome “Tubinho” para seu sobrinho, Pereira França Neto. Por meio da junção de Pereira França Neto, sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 de junho de 2001 renascia o Circo Teatro Tubinho na cidade de Arapoti/PR, com a peça "O Tubinho Apareceu". Atualmente realiza apresentações por todo o país.

Em Araras, o Circo de Teatro Tubinho está há cerca de três meses localizado na avenida Horácio Krepischi e suas apresentações contam sempre com grande presença de público.

 

Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).


Publicado em: 24 de agosto de 2015

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais