Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Palestras e exposição integram série de eventos do Outubro Rosa


A Câmara Municipal de Araras, que aderiu à campanha mundial "Outubro Rosa", contra o câncer de mama, deu início neste dia 1º de outubro à várias atividades, como ciclo de palestras e debates, exposição "A Mulher e o Câncer de Mama", em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), e também inauguração da iluminação cor-de-rosa da fachada da Casa.

O ciclo de palestras da campanha "Outubro Rosa" começou nesta quinta-feira com a participação do médico mastologista Gustavo Dahmen, que discorreu sobre o tema câncer de mama e mamografia.

O palestrante falou sobre os sintomas do câncer de mama, o tratamento e prevenção da doença, os fatores de risco, e também sobre a importância da realização do exame de mamografia e do auto-exame. Gustavo também tirou dúvidas do público presente, que participou ativamente da palestra.

O mastologista fez observações a respeito dos sintomas. "O câncer de mama não apresenta muitos sintomas, e a grande maioria das pacientes relatou que não sentia nada. É importante observar se houver secreção transparente ou cor de sangue", disse.

Participaram deste primeiro dia alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeif "Professora Thereza Colette Ometto", munícipes e mulheres que já superaram a doença e deram seus depoimentos.

A programação segue com palestras que terão a participação voluntária dos médicos Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista), Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista) e Rogério Jorge Castro (Oncologista e Hematologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão em tratamento.

A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal, afirma que a programação do "Outubro Rosa" na Câmara é uma oportunidade para discutir e debater o câncer de mama, assunto este de grande importância para a comunidade. "O nosso objetivo é conscientizar a população para a prevenção e formas de tratamento. Esta será uma ótima oportunidade para a população tirar dúvidas com os profissionais e trocar ideias", ressalta.

Os eventos do "Outubro Rosa" são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.

Iluminação

Com o início da campanha "Outubro Rosa", a Câmara Municipal iluminou a fachada do prédio do Legislativo com luzes de led na cor-de-rosa, chamando a atenção dos munícipes que passam pelo local. A iluminação permanecerá durante todo o mês de Outubro.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. Em 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao "Outubro Rosa".

Exposição

Integrando a campanha, foi aberta neste primeiro dia de outubro a exposição "A Mulher e o Câncer de Mama" no Espaço Artístico-Cultural da Câmara Municipal de Araras, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". A exposição, que é uma parceria entre a Câmara Municipal de Araras e o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), conta com 48 lâminas que tratam do assunto de forma clara e objetiva, como "O câncer de mama na antiguidade", "Primeiros passos para a cirurgia", "Raio X à Mamografia", "Tratamento", " A Cronologia das ações nacionais de controle do câncer de mama", entre outros.

Adesão

Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha "Outubro Rosa", sendo que todos os funcionários e servidores estão trabalhando com roupas cor-de-rosa ou com um broche com a fita símbolo da Campanha.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliada ao tratamento, possibilita melhores resultados.

A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

Programação

15/10 - 19h – Dr. Marcelo Montoni - Cirurgião Plástico

20/10 - 19h – Dr. André Desuó Bueno de Oliveira – Mastologista, e Dr. Fábio Veloso Alexandrino - Oncologista

27/10 - 19h – Dr. Rogério Jorge Castro - Oncologista e hematologista

 

Com informações do Inca - Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"

Clique aqui e acesse as fotos do evento.


Publicado em: 02 de outubro de 2015

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais