Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Plano Diretor é aprovado com 56 emendas


O Plano Diretor de Araras foi aprovado pela Câmara Municipal numa das discussões mais democráticas já travadas no Poder Legislativo local. A votação aconteceu durante a 6ª Sessão Extraordinária, uma vez que a Sessão Ordinária iniciada às 20 horas, durou apenas 18 minutos, com leitura de projetos e aprovação de alguns requerimentos.
Essa estratégia foi usada porque uma Sessão Extraordinária não teria o mesmo limite de tempo que uma reunião convencional, e os vereadores já previam que a leitura das emendas, discussões e aprovações exigiriam mais do que quatro horas. Além disso, por ser Extraordinária, era permitido que emendas fossem apresentadas até duas horas antes de seu início.
A sessão, iniciada às 20h45 durou quatro horas e meia. Nesse período foram lidas todas as 63 emendas, e destas 56 foram aprovadas e deverão constar no Plano Diretor e nos outros dois processos que acompanharam o documento e que falam sobre o parcelamento do solo, zoneamento de uso e ocupação do solo.
Muitas destas emendas foram propostas apresentadas pela população durante as cinco audiências públicas realizadas pela Câmara de Araras, entre os meses de agosto e setembro, para a discussão do Plano Diretor. Uma delas foi a sugestão dada por José Luiz Russolo sobre a implantação de torres de telefonia celular. O assunto foi abordado na 4ª Audiência Pública.
Foi dessa sugestão que a própria Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia, responsável pelas discussões do Plano Diretor no Poder Legislativo, fez uma emenda substitutiva ao inciso VI do artigo 89 pedindo a criação de avaliação dos impactos positivos e negativos ambientais, urbanísticos, econômicos, sociais e para a saúde humana, decorrentes da instalação de equipamentos para a infra-estrutura de telecomunicações de um modo geral, inclusive sobre instalação de torres de telefonia celular, transmissão de dados e radiotelevisão.
O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Ele é elaborado por iniciativa do prefeito, devendo ser discutido com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. De sua implantação, espera-se que se proponham meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município. Que aponte rumos para um desenvolvimento local e regional economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
A partir da aprovação o chefe do executivo local tem até o dia 10 de outubro para sancionar a lei.
 
Transparência
Muitos foram os elogios para a Comissão formada pelos vereadores Marcelo de Oliveira (PMDB), Breno Cortella (PT) e Manoel Silva (PPS) pelo trabalho desenvolvido desde que o Plano Diretor foi protocolado na Câmara.
“Um trabalho transparente e exemplar. E que o que nós vimos hoje, durante a votação, foi uma real preocupação com o futuro. E nessa avaliação todos tiveram a oportunidade de opinar, de discutir. É possível afirmar que o Plano Diretor é um documento que atende toda a população de Araras, sem distinção”, afirmou o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara, ao encerrar a sessão.
Antes disso, outros vereadores opinaram e também ressaltaram a forma democrática como os trabalhos foram conduzidos. Lembraram dos espaços abertos para a manifestação popular, desde a internet ao formulário que ficou disponível na recepção da Câmara, e não se esqueceram dos colaboradores da Câmara que se empenharam durante todo o processo.
            “É um passo muito grande para a prosperidade. As discussões tomadas visam um futuro com desenvolvimento e embora os vereadores assinem a aprovação da lei e o prefeito a promulgue, pela forma como tudo foi conduzido, cada habitante pode se sentir responsável pelo novo Plano Diretor de Araras”, concluiu o presidente.
 
Emendas
Todas as emendas apreciadas, aprovadas ou não, estão disponíveis para análise na população no site da Câmara Municipal de Araras (www.camara-araras.sp.gov.br) na barra localizada do lado esquerdo da página. Foi criado um botão chamado Plano Diretor e logo abaixo estão as emendas.
Assim que sancionado pelo prefeito, o Plano Diretor também estará disponível na íntegra para conhecimento da população.


Publicado em: 03 de outubro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais