O prefeito Nelson Dimas Brambilla protocolou na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (11) o projeto de lei que visa premiar os professores da rede municipal de ensino pelo IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação).
O chefe do Poder Executivo foi pessoalmente à Câmara, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri e pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes. Brambilla foi recebido pelo presidente da Câmara, Breno Cortella, pelos vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e pela vereadora professora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Conforme o projeto a premiação será em dinheiro, com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A proposta prevê que o professor que não faltou nenhum dia durante o ano terá direito a 100% do prêmio; quem teve de 1 a 3 faltas será recompensado com 85% do valor; e para aqueles que tiverem de 4 a 6 faltas, 75% do valor. O professor que tiver acima de 6 faltas não terá direito à gratificação. As faltas serão computadas até o encerramento do ano letivo e o pagamento do benefício deverá ser feito até o primeiro trimestre do ano subsequente.
Os professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) também terão direito à gratificação, proporcional aos meses trabalhos. Nesse caso, o pagamento do prêmio será feito junto à rescisão.
O direito à premiação é estendido também a coordenadores, diretores, vice-diretores, supervisores e equipe técnica de apoio.
“Em razão da importância do assunto que viemos à Câmara entregar esse projeto que vem criar condições para melhorar o ensino em nossas escolas. Com ele vamos incentivar a presença dentro da sala de aula e valorizar aquele que é a mola propulsora do desenvolvimento: o professor”, disse Brambilla.
Segundo o presidente Breno, a presença do chefe do Poder Executivo na Casa Legislativa revela a importância do tema. “Nós recebemos com alegria esse projeto e queremos debater com toda a sociedade essa valorização da educação e dos professores. Pretendemos apreciar com celeridade, pois garantir esse índice nos parece ser um desejo da Câmara para ainda esse ano", afirmou o presidente Breno.
O vereador Profº Dê destacou a importância da criação do índice de valorização do professor e agradeceu ao prefeito Brambilla por ter acatado a ideia. “O mais importante é a incorporação de 5% a cada 3 anos para os educadores que cumprirem as metas estipuladas pelo índice. Assim damos início a valorização da carreira do professor incorporando no salário e continuando para a futura aposentadoria”, comentou.
O vereador Marcelo de Oliveira disse que o projeto é importante, pois "sai do papel e passa a ser uma realidade, mais próxima da população e dos profissionais tão responsáveis que são nossos professores”.
A vereadora Profª Anete afirmou que "todo benefício que o poder público conceder aos professores é muito bem vindo. No início do meu mandato estive no gabinete do prefeito para discutirmos sobre isso e sobre a educação em nosso município", declarou.
O projeto será lido na sessão desta segunda-feira (11), em seguida será encaminhado à Diretoria Jurídica e para as comissões permanentes. A íntegra do projeto e sua tramitação podem ser conferidas pelo site da Câmara.
Publicado em: 11 de novembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, anunciou, durante reunião temática do Parlamento Municipal de Piracicaba, o ‘Fundo Clima’. O...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.