Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Presidente apresenta balanço das ações da Câmara em 2013


Economia dos recursos públicos, participação popular e recorde de acessos em site foram assuntos tratados em coletiva de imprensa

 

            Na tarde de quarta-feira (8) a Câmara Municipal promoveu uma coletiva de imprensa para prestar contas das ações realizadas no ano de 2013. A apresentação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Breno Cortella (PT).  O vice-presidente, vereador Eder Muller (PROS) também participou do encontro, que contou ainda com a presença dos servidores do Legislativo.

Durante a exposição o presidente da Câmara informou alguns dados da gestão, destacando inicialmente a economia do Legislativo.  Foi devolvido à Prefeitura no final do ano o valor de R$ 1.605.239,95, fruto da economia dos recursos públicos. A Câmara de Araras é identificada por ser uma Casa muito econômica, com baixo gasto anual e por habitante. Segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do ano de 2012, a despesa em Araras com o Legislativo é uma das menores do Estado de São Paulo.

Breno Cortella ressaltou também a participação popular em atividades promovidas pelo Poder Legislativo. No ano de 2013 foram promovidas 13 audiências públicas e um total de 36 munícipes usou a Tribuna Livre em sessões ordinárias. Além disso, a Câmara foi em cinco regiões da cidade para ouvir a população através do programa “Câmara Participativa”. Cerca de 90 cidadãos compareceram nas reuniões e 121 reivindicações foram encaminhadas ao Poder Executivo. O projeto “Câmara Cidadã” recebeu centenas de alunos de mais de 20 escolas de Araras.

            O presidente informou ainda sobre a reforma do plenário “Bruno Moysés Batistela” durante o período de recesso neste mês de janeiro. A intenção é adequar e garantir mais acessibilidade aos munícipes com necessidades especiais.

 

 

Recorde de acessos

 

Outro dado informado foi o recorde de acessos obtidos com o site da Câmara que ganhou novo layout em maio de 2013. Até o final do mês de dezembro o site contou com mais de 520 mil visualizações. A página foi totalmente reestruturada com uma plataforma mais moderna e acessível. Essa facilidade de acesso às informações foi um dos fatores que contribuiu com o número.

Conforme estatística do sistema que gerencia o site do Legislativo, em 2012 foram 71.952 acessos, 2011 (74.868), 2010 (349.298), 2009 (330.977), 2008 (171.204), 2007 (184.426), 2006 (42.902).  

            Conforme o site de gerenciamento em janeiro de 2013 foram (7.125), fevereiro (6.568), março (7.197), abril (6.717), maio (43.512), junho (68.828), julho (74.067), agosto (60.168), setembro (56.695), outubro (68.625),novembro (54.537) e dezembro (68.047). 

Segundo o presidente, o recorde pode ser atribuído ao novo conceito de comunicação da Casa, aliado com a politica de transparência das atividades legislativas. “O site ganhou agilidade, possibilitando uma consulta mais completa, simples e direta, além de estar compatível com as redes sociais, permitindo que muitos munícipes visitem e conheçam a página do Poder Legislativo Municipal”, acrescentou.

Para facilitar pesquisas e tirar as principais dúvidas dos cidadãos, o novo site conta com o SIC (Sistema de Informações ao Cidadão), em cumprimento a Lei de Acesso à Informação.

O endereço eletrônico do site foi alterado em junho de 2013 e ganhou um novo domínio: www.araras.sp.leg.br. A substituição da extensão .gov.br por .leg.br teve o propósito de marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores,  diferenciando da página do Poder Executivo (.gov) e do Poder Judiciário (.jus).

            O .leg.br é administrado pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio de seu programa Interlegis. O Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Nos menus laterais do site o visitante encontra alguns ícones  como o “Como se cria uma lei”, no qual o cidadão irá visualizar de forma didática, clicando em setas indicativas, e entender como surge uma lei. Também pode ser consultado em outro ícone o uso de veículos do Legislativo.  A população poderá acompanhar no ícone “Eventos”, o calendário de atividades da Casa.

A Comissão da Verdade, instituída na Câmara de Araras, também ganhou um espaço de destaque no site. O cidadão que quiser colaborar com a história da cidade e do País, pode enviar vídeos e fotos do período da Ditadura Militar no Brasil por meio deste espaço na página.

Quem quiser participar ou ter informações dos Conselhos Municipais pode também acessar o ícone “Casa dos Conselhos”. O espaço Casa dos Conselhos disponibiliza dados sobre os conselhos existentes na cidade.

Outro recurso do novo site é o “pop-up”, que é usado para divulgar eventos ou informações de utilidade pública. Ao visitar a página da Câmara, uma janela extra é aberta automaticamente pelo navegador.

O  site do Legislativo continua disponibilizando espaço para pesquisa de projetos de leis e legislações, além de transmitir ao vivo as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e demais atividades parlamentares pela internet.

Na página é possível assistir as sessões camarárias ao vivo. Os vídeos permanecem disponíveis na íntegra para visualizações e downloads. As sessões também podem ser acompanhadas ao vivo pelo rádio (Araras FM 107,7 Khz) e pela televisão (TV Opinião - Canal 51 ou 98 e 198 da NET).

            Também foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação um canal no YouTube com vídeos curtos de pronunciamentos dos parlamentares, e trechos da sessão que podem ser assistidos e compartilhados.      

 


Publicado em: 09 de janeiro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais