Notícias



Presidente é orientado sobre PEC dos Vereadores



Publicado por: Imprensa


O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Derci Tófolo (DEM), foi orientado a não cumprir o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumentaria o número de vereadores de 11 para 17 no município. Na tarde desta sexta-feira (25), ele foi até o Fórum onde se encontrou com o 1º Promotor de Justiça, Gilberto Gomes Peixoto, que apresentou uma série de advertências.
“Fui informado que não devo empossar nenhum suplente. Há entendimentos, segundo o promotor, que a medida será revogada por inconstitucionalidade. Por ela ser retroativa, infringe toda a dinâmica do processo eleitoral”, relatou Derci, após a conversa com o promotor.
Na próxima semana, Gilberto Peixoto deverá encaminhar uma orientação oficial, contendo o entendimento da Promotoria Pública do Estado de São Paulo e do Tribunal Superior Eleitoral.
A PEC foi promulgada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (23). O texto aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. A Câmara dos Deputados concluiu a votação em segundo turno nesta terça-feira (22). O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais.
Porém, o texto ainda aponta que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir que eles possam assumir imediatamente. Mas existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.
Na votação de terça-feira na Câmara, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.
O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna na ocasião e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”. 
 
Representatividade
Mesmo com a possibilidade dos suplentes interessados em assumir uma vaga na Câmara apresentarem ações na justiça, Derci esclareceu que irá seguir a determinação judicial. “O promotor colocou-se à disposição para esclarecimentos. Sendo necessário, irei consultá-lo antes de tomar qualquer atitude”, completou o presidente.
Apesar disso, Derci mostra-se favorável ao aumento do número de vereadores. “Isso aumentaria a representatividade”. Ele apenas é contra ao número máximo que está sendo colocado. “Talvez, até com 13 vereadores a população estaria bem representada”, emendou ele.
 
Repasses
A PEC trata também da redução de repasses para os legislativos municipais. Atualmente, o repasse de recursos dos municípios para as câmaras varia de 5% a 8% de acordo com o número de habitantes das cidades. Com a PEC, o repasse irá de 3,5% a 7%. O percentual se refere ao teto que pode ser repassado. Em alguns casos, as Câmaras têm devolvido recursos ao caixa das prefeituras, como acontece com o Legislativo de Araras.
Sobre esta redução de repasse, Derci destaca que não afetará a Câmara de Araras. “O nosso limite está longe de ser alcançado, e mesmo sendo reduzido a 6% teremos ainda uma margem grande já que os nossos gastos são inferiores a 1,5%, longe do limite previsto”, citou.


Publicado em: 25 de setembro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!