Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Presidente entrega relatório parcial da Comissão da Verdade para Comissão Nacional


Na segunda feira (19) o presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) participou de reunião promovida pela Comissão Nacional da Verdade, realizada em São Paulo. O encontro contou com a participação de comissões estaduais e municipais e teve objetivo de organizar o relatório final nacional e receber contribuições locais.

No dia foram apresentados os trabalhos feitos pelas comissões estaduais e municipais.  A Comissão da Verdade da Câmara de Araras apresentou relatório parcial das ações realizadas até o momento. Na ocasião, o vereador Breno Cortella entregou o relatório ao coordenador da Comissão Nacional, Pedro Dallari, que presidiu a reunião e aos demais membros da CNV, José Carlos Dias, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Rosa Maria Cardoso da Cunha e José Paulo Cavalcanti Filho.

            Breno contou sobre a tomada de depoimentos e as transcrições que vem sendo feitas das entrevistas com cidadãos que vivenciaram o período no município. Comentou também sobre a intervenção federal e o afastamento de prefeito Milton Severino. Assim como a documentação recebida do Arquivo Nacional que contribuiu  para a realização do relatório.

            O presidente informou ainda sobre os documentos anexados ao relatório, entre eles telegramas trocados entre o interventor federal, coronel Theodoro de Almeida Pupo e o ministro da Justiça, Alfredo Buzaid.

            As imagens obtidas são dos documentos originais do decreto federal nº 66.537 de 6 de maio de 1970, que decretou a intervenção federal em Araras e nomeou o coronel Theodoro de Almeida Pupo para governar a cidade. São documentos datilografados à máquina, com marcações de datas, numeração à mão e com as assinaturas do ministro da Justiça e do então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, General do Exército que governou o Brasil durante a ditadura de 1969 a 1974. Além de carimbos e referências também é possível verificar a marca d'água com o Brasão da República e a inscrição "Estados Unidos do Brasil".

Também está anexado no relatório informações até então confidenciais do Serviço Nacional de Informações (SNI) e outros órgãos, relatórios da Comissão de Investigação Sumária do Exército (CISEx), pareceres da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça e investigações da Polícia Federal que tratam da intervenção em Araras.

Ao final de sua exposição, Breno informou sobre as próximas ações que serão organizadas neste segundo semestre, como a realização de audiência pública e pedido da “Caravana da Anistia”.  Também está programada mostra de cinema “Marcas da Memória” e a produção de um “Caderno de Memórias”, composto por artigos e textos de colaboradores da Comissão da Verdade.  

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade agradeceu a colaboração substanciosa da Comissão de Araras que será considerada no relatório final que será produzido pela CNV.

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal foi instituída pela resolução nº 05/2013, de autoria do vereador Breno Cortella. É composta pelos vereadores, Breno Cortella, Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Francisco Nucci Neto (PMDB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e pelo historiador Fabio Eduardo Cressoni. O prazo de funcionamento da Comissão Municipal foi prorrogado até o dia 1º de abril de 2015 para emissão de relatórios e conclusão dos trabalhos.

Dos documentos obtidos no Arquivo Nacional alguns já foram analisados pela Comissão da Verdade. Assim, a Câmara divulga alguns que estão relacionados a atuação da Interventoria Federal em Araras e ao ex-prefeito Milton Severino. Nos telegramas o coronel Pupo manifestava suas opiniões ao Ministro da Justiça, inclusive sobre o apoio dos vereadores ao ex-prefeito Milton Severino e a decisão da Câmara que não cassou o seu mandato. 

 

Veja abaixo novos documentos divulgados pela Comissão da Verdade de Araras:

 

- Processo do Ministério da Justiça - Milton Severino - 1970 (Arquivo Nacional)

- Investigação da Polícia Federal - Milton Severino - 1970 (Arquivo Nacional)

- Telegramas do Interventor Federal (Arquivo Nacional)

 

Foto:

Legenda: Presidente Breno apresenta dados do relatório parcial em reunião da Comissão Nacional


Publicado em: 23 de maio de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais