Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Professorandos de 1956 recebem homenagem


Um grupo de professorandos, formados em 1956, foram homenageados pela Câmara Municipal de Araras durante a sessão ordinária desta semana, realizada excepcionalmente na terça-feira em função do feriado de 9 de julho, comemorado no dia anterior. A iniciativa foi do vereador Breno Zanoni Cortella (PT).
Em 1956 os professorandos do então Colégio Estadual e Escola Normal "Dr. Cesário Coimbra" concluíam seu curso que tinha duração de 3 anos (pré-normal, 1º e 2º anos), mas aqueles que já tinham o colegial, ou outro curso equivalente, eram dispensados do pré-normal. Aquela turma foi dividida em duas classes: uma feminina com alunas residentes em Araras; outra mista (feminina e masculina) com alunos de Araras (homens) e de Leme (homens e mulheres).
Compunham a classe de Araras: Alzira Medeiros, Ana Diva Buzolin, Antonia Petrucci, Clélia Lagazzi Russo, Cleuza Dezotti, Cleide Maria Ulson Meirelles, Elizabeth Cagnin, Iclair Mabília Agostini, Idymir Luz, Leny Pastorello, Manoelina Tunes, Maria Beatriz Rodini Luiz, Maria Helena Scian, Maria José Bertolini, Maria José Carnier Cúrtulo, Mariney Lúcia Portugal, Neide Pascuote Moraes, Neide Rodrigues, Neuza Rickhein de Carvalho, Nice Beatriz Pereira, Nilza Francatto Denardi, Nilze Luz, Orides dos Santos Buzolin, Rosa Mathiesen, Sônia Fachini, Vera Marcicano Torales e Wilma Rosa.
Estavam na classe mista, entre os lemenses, os de Araras: Flávio Agnelli Gaino, Martiniano Zapacosta Begnami, Pedro Pessotto Filho (orador) e Plínio Montanheiro.
Durante todo aquele ano de 1956, o último do curso, os professorandos passaram a contribuir financeiramente para reforçar o caixa que viria custear as festas de formatura. Além desses recursos, outros foram conseguidos por meio de concurso "Rainha dos Estudantes", cujos votos eram vendidos pelas candidatas. "Livro de ouro", pequenas quermesses, rifas etc, tudo contribuiu para a formação de um robusto caixa. Até a orquestra "Nelson de Tupã", famosa naquela época, já estava contratada para o tradicional baile de formatura. Foi quando surgiu a idéia de empregar todo o montante arrecadado na construção de uma escola na zona rural.
O local escolhido foi em área da Fazenda Reserva, hoje chamada Fazenda Jaraguá. A Fazenda também contribuiu para a construção da escola, que foi dotada de todos recursos para o seu funcionamento. O vereador Henrique Gaino acompanhou a obra que repassava as informações ao Executivo. O contrato da orquestra foi transferido para os colegas de Leme, aos quais se credita considerável contribuição, pois, sem esta transferência seria inviável a construção da escola; os ararenses teriam que ficar com o baile, mas sem a escola.
As aulas da nova escola rural iniciaram-se em 1º de abril de 1957, contando com mais de 30 alunos e a primeira professora foi Odair G. Blanco. O Secretário Estadual da Educação Vicente de Paula Lima esteve presente à inauguração da escola que ocorreu, oficialmente, em 18 de maio de 1957. O Ministro da Educação também se manifestou a respeito da iniciativa dos professorandos por meio de ofício congratulatório endereçado à direção do "Cesário Coimbra".
Àquela época ainda não existia TV, mas a Rádio Nacional do Rio de Janeiro tinha um programa de grande audiência aos domingos chamado: "Nada além de dois minutos". Um dos quadros desse programa era o "Honra ao mérito", e que na época foi dedicado inteiramente aos professorandos da turma de 56, devido a construção da escola rural com os recursos arrecadados para as festas da formatura.
A decisão para a construção da escola foi tomada por unanimidade pelos alunos de Araras. Para lembrar a data, a turma e os memoráveis fatos de 1956 foi organizado um Encontro no último dia 26 de maio de 2007, com missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, seguida de almoço de confraternização.
Segundo o vereador as ações dessa Turma de 1956 devem ser lembradas pois são demonstração clara da importância da ação de cada um em nossa sociedade. “Ainda, fica explícito que tais professorandos, mais tarde educadores que honraram o magistério, contribuíram e tinham preocupação efetiva com a educação pública, gratuita e de qualidade para todos em nosso município”.


Publicado em: 11 de julho de 2007

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras recebeu, na quarta-feira (23), a visita de três vereadores de Corumbataí: Marco Antônio do Nascimento (União Brasil), Esdra Aparecido Afonso (Podemos) e Luan Felipe Ber...

Leia Mais

Representantes da Câmara Municipal de Araras estiveram presentes no lançamento da Campanha do Agasalho 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O t...

Leia Mais

Durante a 12ª Sessão Ordinária, a vereadora Marluce Lima (PL), que é presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina concedido...

Leia Mais

Foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira (22), o Projeto de Resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. É alterado o artigo 5º da Resolução Municipal...

Leia Mais