Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Projeto de lei indicado por Zé Bedé já aprovado foi sancionado na última quarta-feira


  Na última quarta-feira (28) o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla sancionou a Lei nº 11/2011, que garante incentivos às microempresas e empresas de pequeno porte de Araras. Entre as vantagens, estão preferência nas licitações públicas de até R$ 80 mi, redução na burocracia para quem possui ou pretende abrir um pequeno negócio e isenção de cobranças de taxas para registro de microempreendedor individual.

 A lei atende a duas indicações feitas pelo vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) PT e entrou em vigor no último dia 29, com a publicação na imprensa local. Ela também estará disponível para consulta no site oficial da Prefeitura (http://www.camara-araras.sp.gov.br e http://www.araras.sp.gov.br/publicacao).

“São tantos benefícios que não haverá mais motivo para o pequeno empreendedor continuar na informalidade”, afirma o prefeito.

 Com 50 artigos, o projeto regulamenta o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido ao Microempreendedor Individual (MEI), às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP), em conformidade com a Constituição Federal e a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006), criando a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Município de Araras.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Sérgio Colletti Pereira do Nascimento, o projeto representa um grande avanço para a economia do município e também para a regularização dos negócios que continuam na informalidade.

Pela lei, o Poder Executivo vai criar um Comitê Gestor, que será formado por representantes da administração municipal e do meio empresarial, para assessorar e auxiliar na implantação da lei, além da Sala do Empreendedor, que terá como finalidade atender e fornecer todas as informações aos micro e pequenos empresários que quiserem deixar a informalidade, inclusive sobre captação de crédito.

 De acordo com a legislação, a administração pública emitirá Alvará de Funcionamento Provisório, que permitirá o início da operação do estabelecimento imediatamente após o ato de registro - exceto nos casos em que o grau de risco da atividade seja considerado alto, como aquelas que envolvem venda de fogos de artifícios.

Comerciantes que vendem roupas em casa, pedreiro, eletricista, manicure por exemplo, podem obter o alvará provisório assim que solicitá-lo, usando a própria residência como endereço do estabelecimento.

 Outra vantagem é que não serão mais cobrados os valores referentes a taxas e demais custos relativos à abertura, inscrição, registro, alvará, licença, cadastro e demais itens relativos ao processo de registro do microempreendedor individual.

 A Prefeitura ainda poderá conceder redução do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para microempresa ou empresa de pequeno porte.

 

Concorrência mais justa

 Nas contratações feitas pela Prefeitura, a administração municipal deverá conceder tratamento diferenciado e simplificado a Micro e Pequenas Empresas de Araras e da região. Nas licitações, por exemplo, será assegurada como critério de desempate a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.

Com a nova lei, a administração municipal também poderá realizar processo licitatório destinados exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil.

 A administração também ficará autorizada a conceder benefícios com o objetivo de estimular e apoiar a instalação de cooperativas, associações e condomínios de microempresas e empresas de pequeno porte, bem como incubadoras no município e realizar parcerias com instituições públicas e privadas, para o desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo valorizar o papel do empreendedor e despertar vocações empresariais.

 

Isenção de IPTU e mais prazo

 

Também será concedida isenção do Imposto Sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) pelo prazo de até três anos sobre a construção ou acréscimos realizados no imóvel para implantação do negócio, inclusive quando se tratar de imóveis locados, além de isenção pelo mesmo período (3 anos) de todas as taxas municipais, atuais ou que venham a ser criadas.

 Com o objetivo de incentivar a regularização das atividades empresariais no Município, o Poder Executivo está autorizado a conceder o prazo de 180 dias, após a publicação da Lei Complementar, às pessoas físicas ou jurídicas que desempenham atividades econômicas para providenciarem a regularização do negócio, ficando isentas de quaisquer penalidades referentes ao período de informalidade.

 Os micro e pequenos empresários receberão orientação quanto à atividade ou situação em que se encontra o empreendimento em relação a aspectos trabalhistas, metrológicos, sanitários, ambientais e de segurança.

 Para o secretário de Desenvolvimento Leonardo Dias, essa proposta vai desonerar e facilitar a abertura de firmas, proporcionando cidadania e tirando o micro e o pequeno empresário da informalidade.

 Na prática, o município vai incentivar o surgimento de novos empreendimentos, criando condições para melhorar a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo para a geração de mais empregos e para uma melhor distribuição de renda. “Esse é o nosso objetivo”, completou o prefeito Dr. Brambilla.

 O vereador Zé Bedé agradeceu ao poder executivo “Agradeço ao prefeito Brambilla por ter acreditado na importância deste projeto em Araras, e agora, sancionada a lei, a população de Araras poderá utilizar desta importante ferramenta, e aqueles que estão na informalidade, poderão se adequar, e no futuro ter o seu empreendimento com maior potencial econômico”, finalizou.

 

 

Assessoria do Vereador

 

 

FOTO: (Zé Bedé autor das indicações do projeto de lei) Crédito: Renata Pinarelli/CMA.

 

 Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) Vereador – PT

Gabinete do Vereador Avenida Zurita, 181 - Belvedere - Cx. Postal 408 | Cep: 13601-020 - Araras - SP | Fone/fax: (19) 3543-3300 ContatoVereador Zé Bedé – (19) 9763-9746

 

e-mails: vereadorzebede@gmail.com,  zebede@camara-araras.sp.gov.br

 

Assessoria do Vereador:

Chefe de Gabinete : Kleber Aparecido Luzetti (19) 9626-7887

kleberluzetti.advogado.araras@gmail.com

 Assessora: Fernanda Rodrigues (19) 9320-4980

fernanda.rodrigues.asseessoria@gmail.com

 Para mais informações sobre o vereador acesse:

 www.facebook.com/vereadorzebede


Publicado em: 03 de janeiro de 2012

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais