Notícias



Projetos sobre sustentabilidade e coleta de lixo eletrônico são vencedores da 12ª edição do prêmio Cidade das Árvores

Os projetos vencedores são da Fundação Hermínio Ometto, Emei Rosa Padula Zurita e Rotary Club Araras Sul.

Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA


Na última terça-feira (11), ocorreu no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental. A premiação é concedida todo ano a instituições que se destacam em atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB), que presidiu a cerimônia, e os seguintes integrantes da comissão que escolheu os projetos vencedores de 2024: a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), a Profª Drª Renata Sebastiani, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras, o Prof. de Ensino Médio e do curso técnico de Meio Ambiente Alceu Seixas Júnior e o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Busolin Alves dos Santos.

A comissão deste ano também contou com a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), que não pôde comparecer à solenidade em razão de compromissos previamente assumidos.

A cerimônia também contou com a presença do Reitor da Fundação Hermínio Ometto, o Prof. Dr. José Antônio Mendes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Wagner Leveghim, e o presidente do Rotary Club Araras, Paulo Castellar.

Os 3 projetos vencedores do ano de 2024, e que receberam medalha com o brasão da cidade e a gravura de uma macaubeira, árvore símbolo da 1ª Festa das Árvores de Araras, realizada há 122 anos, foram os seguintes:

  • “Atividades lúdicas na aprendizagem sobre Zoologia e Meio Ambiente”, da Fundação Hermínio Ometto (FHO);
  • “Coleta de lixo eletrônico em parceria com a Fox Indústria”, do Rotary Club Araras Sul; e
  • “Escola verde: sustentabilidade em Araras”, da Emei Dona Rosa Padula Zurita.

O prêmio “Cidade das Árvores” foi instituído pelo Decreto Legislativo nº6/2009, criado pelo ex-vereador Breno Cortella, que enviou um vídeo de saudação a todos os inscritos, exibido durante a solenidade.

Além dos vencedores, houve mais 3 projetos inscritos na premiação deste ano. Todos os 6 projetos participantes do prêmio “Cidade das Árvores” receberam diploma de participação.

A 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=asyhi6Sp2G0 .

Confira detalhes sobre os projetos vencedores

“Escola verde: sustentabilidade em Araras”

Este projeto desenvolve atividades educativas com alunos da Emei Dona Rosa Padula Zurita, voltados à preservação e manutenção das árvores nativas existentes no terreno escolar, incluindo atividades de poda e tratamento de pragas.

Atividades lúdicas na aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente

Projeto desenvolvido entre alunos do curso de Ciências Biológicas do FHO com alunos de escolas de Araras e região, no qual são desenvolvidas palestras sobre zoologia e ecologia, plantio de mudas de árvores nativas e outras atividades de preservação da natureza na trilha do arboreto da instituição.

Coleta de lixo eletrônico em parceria com a Fox Indústria

Projeto que tem o propósito de conscientizar a população ararense quanto ao descarte correto de lixo eletrônico que estão parados em residências e indústrias.

Projetos inscritos que receberam diploma de participação

  • “Agentes da mudança: todos contra a dengue”, da Emei Nelson Bovo Neto;
  • “Brotinho cidadão”, da Obra Salesiana de Apoio Fraterno (Osaf); e
  • “Todos contra a dengue!”, da Emef Professor Leonaldo Zornoff.

 

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Munícipes podem sugerir emendas para o Plano Diretor

17 de junho de 2024

Por meio da Câmara Municipal de Araras, os ararenses podem sugerir emendas para o Plano Diretor. Para isso, basta comparecer na Câmara Municipal de Araras e conversar com um vereador sobre as suges...



Acessibilidade no setor público é abordada na Câmara

17 de junho de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na qual foi abordado o tema acessibilidade e inclusão no setor públi...



Escola Legislativa realiza palestra sobre engajamento do eleitor

17 de junho de 2024

Ocorreu na tarde da última sexta-feira (14), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, a palestra “Planejar, comunicar e engajar o eleitor em 2024”. A organização do evento foi da Escola Legis...



Câmara Municipal recebe visita de alunos da TCO

17 de junho de 2024

A Câmara Municipal recebeu na manhã da última segunda-feira (17) alunos do 8º ano (7ª série) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Thereza Colette Ometto, de Araras. A visita faz parte d...



Advogada Maria Angélica de Mello recebe título de cidadã ararense

14 de junho de 2024

Na noite desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Araras realizou a sessão solene de entrega do Título de Cidadã Ararense à advogada Maria Angélica de Mello, conforme o Decreto Legislativo nº...



Câmara recebe alunos da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca

13 de junho de 2024

A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quarta-feira (12), visita de 15 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca, como parte do projeto Grêmio, da Escola Legislativ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!