Uma nova campanha contra o desperdício começa a ser elaborada
A vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) participou na terça-feira (20/09) de uma reunião com Carlos Cerri, presidente do Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras e funcionários da autarquia. O encontro teve como objetivo discutir e definir medidas para viabilizar o atendimento de uma indicação, visando a constância das campanhas de conscientização quanto ao uso racional da água.
Protocolada no dia 12 de agosto deste ano, a indicação da vereadora é baseada no entendimento de que as campanhas de conscientização em relação à água, como recurso vital para todos os seres vivos, devem ser contínuas e implementadas de forma eficiente para que surtam resultados efetivos, tendo em vista ainda o objetivo de assegurar o direito das gerações futuras.
Em sua indicação, Magda propôs uma série de medidas que podem ser adotadas total ou parcialmente para a preservação da água como fonte de vida, saúde e equilíbrio do meio ambiente, a saber:
a) adotar como medida efetiva e contínua campanhas de conscientização contra o desperdício e em favor do uso racional da água;
b) criar diligências motorizadas com agentes que possam anotar as situações de abusos e fazer abordagens aos munícipes, visando conscientizá-los da importância de aderirem ao programa de uso consciente da água, bem oferecer-lhes orientações sobre como economizar este recurso vital;
c) criar e divulgar um disque denúncia especialmente voltado a identificar e agir sobre situações de abuso;
d) inserir na grade curricular das unidades da rede municipal de educação disciplinas e/ou matérias que tratem da questão, apontando os direitos e deveres em relação ao meio ambiente a fim de assegurar às futuras gerações o direito à vida dentro do conceito de sustentabilidade.
Diante da sugestão, partiu do presidente do Saema a iniciativa de reunir um grupo de funcionários e convidar a vereadora Magda, para juntos elaborarem um plano de ação.
Durante a reunião, foram elencadas ações para a implementação de campanhas contínuas e com ações interligadas para o combate ao desperdício de água, entre as quais destacam-se a criação de diligências com agentes para anotarem situações de abuso e atuarem na conscientização, além do envolvimento das escolas da rede municipal e outras medidas que farão parte do projeto.
Neste encontro uma nova reunião foi agendada para o dia 30 de setembro, quando as tarefas distribuídas para a elaboração do plano deverão estar concluídas e assim, passo-a-passo, começa a se desenhar a mais nova campanha de combate ao desperdício de água em Araras.
Surpresa com a iniciativa do Saema em convidá-la para discutir uma indicação, a vereadora agradeceu e parabenizou os funcionários e o presidente da autarquia pelo empenho. “Quem dera todas as indicações que visassem o bem-estar comum fossem tratadas com este respeito, sendo discutidas e implementadas por pessoas especializadas no assunto e comprometidas com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade e a qualidade de vida da nossa população”, declarou Magda.
Texto: Duda Gonçalves – Chefe de Gabinete
Foto: Camila Ripp – Assessora
Legenda:
(1) A Vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio durante a reunião com o presidente e funcionários do Saema
(2) A Vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio e o presidente do Saema, Carlos Cerri
Gabinete da Vereadora Magda Celidorio
Av. Zurita, 181 – Belvedere – Araras-SP – CEP 13601-020
PABX: 3453-3300 – www.camara-araras.sp.gov.br
Email: magda@camara-araras.sp.gov.br
Publicado em: 21 de setembro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Interestadual de Transparência no Setor Público que acontecerá na Câmara Municipal de Monte Sião nos dias 7 e 8 de julho. Todos os participantes receberã...
A Câmara Municipal de Araras manifesta sua solidariedade ao prefeito Irineu Norival Maretto, que apresentou, na madrugada desta terça-feira (23), um quadro de insuficiência respiratória aguda em su...
Na 21ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (22), os vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 54/2026, que dispõe sobre a disponibilização d...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, na 21ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (22), o Projeto de Lei nº 46/2026, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Pre...
Foi aprovado, durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, o Projeto de Lei nº 36/2026, de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Rodrigo Soares (MDB), e a vereadora Ana...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram durante a 21ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (22), o Projeto de Lei nº 27/2026, de autoria do Poder Executivo. O texto em qu...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.69 | Desenvolvido por: Sino Informática.