Notícias



Sessão é marcada pela presença maciça do público



Publicado por: Imprensa


A 1ª sessão ordinária do ano de 2009 contou com a presença maciça da população de Araras. Cerca de 160 pessoas se acomodaram no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella” para acompanhar a reunião. Algumas sentaram no chão pela ausência de cadeiras. Outros se revezaram entre o pátio e a área interna.
Do começo ao fim o povo assistiu cada movimento e manifestação dos vereadores. Viram o presidente Nelson Dimas Brambilla (PT) abrir a sessão a partir dos dizeres regimentais, o que não acontecia na Legislatura passada, pedindo na sequência a saudação às bandeiras.
Assistiram a posse do 11º vereador, José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), que voltou à casa assumindo a cadeira do médico Nelson Salomé, não empossado por problemas de saúde.
Durante a sessão Brambilla adotou uma postura séria e de explicações em cada ato, mostrando conhecer o Regimento Interno. Ele chegou a pedir que a platéia não aplaudisse após a manifestação dos vereadores, conforme consta no documento.
Neste primeiro encontro todos os dez vereadores ocuparam a Palavra Livre, momento dedicado regimentalmente à manifestação dos vereadores. Marcelo Fachini, do PMDB, não esteve presente. Pela segunda vez ele teve o mandato cassado pela justiça eleitoral. Na semana anterior ele havia conseguido uma liminar que daria a ele o direito ao cargo, mas nesta segunda-feira a Câmara foi comunicada de um novo pedido de cassação.
 
Proposituras
            Sem projetos para votação apenas foram lidas novas proposituras do Executivo e de alguns vereadores. A Prefeitura de Araras encaminhou projeto que regulamenta o fornecimento de merenda escolar para os estudantes do ensino médio, e outro relacionado à mudança da lei de criação do Saema – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras.
            Do Legislativo o vereador Breno Cortella (PT) apresentou mais projetos. Os temas são nepotismo, ampliação da licença maternidade para as gestantes, proibição do uso das sacolas plásticas não-biodegradáveis pelo comércio e instituição do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, como feriado municipal. O mesmo vereador ainda quer dar publicidade no site da Câmara ao uso dos veículos oficiais pelos vereadores e funcionários.
            Magda Celidório (DEM) quer a realização da eletroforese em recém nascidos, exame que indicaria a presença da anemia falciforme.
            Todos esses projetos seguem agora para análise das Comissões Permanentes, cuja constituição também foi apresentada durante a sessão ordinária.
            As aprovações ficaram mesmo por conta dos requerimentos que podem ser lidos e aprovados na mesma sessão e também por conta de uma moção de apelo do vereador Breno que deve ser encaminhada ao governo do Estado e à Assembléia Legislativa para garantir o atendimento integral às mulheres vítimas de violência.
            Os requerimentos aprovados são do vereador Léo Gurnhak (PT), que pede informações sobre a atual situação do Conselho Municipal da Comunidade Negra e sobre o não repasse de verbas para a ABA – Associação dos Bairros de Araras; do vereador Eduardo de Moraes (PP) que pede informações sobre balanços das administrações dos ex-prefeitos Pedro Eliseu Sobrinho e Warley Colombini.
Além disso, seis vereadores apresentaram várias indicações, sendo todas, sem necessidade leitura e aprovação, encaminhadas ao Executivo Municipal.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!