Página da Câmara de Araras completa 3 anos de existência com mais de 545 mil acessos
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (31), com duração de três horas, 715 internautas acessaram o site da Câmara de Araras para, possivelmente, acompanhar a transmissão ao vivo da reunião. Foram 1.693 acessos durante todo o dia.
Esse volume colaborou para que o mês de agosto fosse encerrado com a maior frequência de 2009: 27.807 no total, contra 23.647, registrados no mês anterior.
O aumento desse número era esperado em função do início da transmissão das sessões pela rede mundial de computadores, com som e imagem. A partir de agora, todas as reuniões realizadas no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara on-line.
Conforme sistema adotado pelo site da Câmara o número de acessos é absoluto. A home page registra um único acesso de IP por dia. O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, pode ser considerado como um conjunto de números que representa o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. É como se fosse o RG de cada máquina.
Mesmo com o recorde de agosto ainda não foi desta vez que o site superou a marca de 2007, quando foram registrados, também nos 31 dias do mês de agosto daquele ano, 30.818 acessos. Mas a expectativa, com a transmissão das sessões, é que este mês de setembro supere esse volume.
Em média, conforme dados coletados durante o ano de 2009, a página registra, por dia, a visita de 700 internautas, com picos de mil nas segundas-feiras, quando acontecem as sessões ordinárias.
Transmissões
Para ter acesso às transmissões, basta acessar o site do Poder Legislativo: www.camara-araras.sp.gov.br e seguir as informações que serão disponibilizadas na página inicial toda segunda-feira. E para melhor atender o internauta, num futuro breve, a página irá oferecer um novo layout, com o objetivo de dar mais praticidade a esse sistema. Além disso, as cinco últimas sessões transmitidas ficarão armazenadas para consulta, e sem edição.
A transmissão acontece de uma forma simples, mas eficaz. Uma câmera envia as informações para um servidor que as distribui para o site, possibilitando que as imagens e o som cheguem com apenas alguns segundos de atraso, mas com qualidade.
3 anos
O início da transmissão das sessões pelo site da Câmara coincide com os três anos de implantação da home-page, completos nesta terça-feira, 1º de setembro. Desde que a página entrou no ar foram mais de 545 mil acessos.
Ao longo desse período, o site registrou momentos importantes da Câmara de Araras e que ficarão na memória política da cidade. Um dos destaques foi a apreciação e votação do Plano Diretor da cidade, em setembro de 2006. Na época, o Ministério das Cidades pedia que todo o processo fosse público e democrático. Com a página já no ar foi possível fornecer para a população tudo o que se passava naquele momento, além de orientá-los sobre como proceder com as sugestões.
O site também estabeleceu um canal direto de comunicação entre o munícipe e o vereador. O sistema de Webmail, ou “Fale Conosco”, é utilizado diariamente por pessoas que desejam reclamar, pedir ou sugerir algo.
“Isso é importante porque facilita o contato. Muitas pessoas não possuem tempo disponível para vir até a Câmara. Como a internet pode ser acessada em todo lugar ela ajuda nessa troca de mensagens entre nós legisladores e a população”, opina o presidente Derci Tófolo (DEM), entusiasmado com os avanços tecnológicos.
Conteúdo
Quem acessa o site se depara com uma fonte de informação e pesquisa. Além das notícias diárias e fotos da Câmara de Araras é possível encontrar as leis do município e informações sobre o Código Tributário e as normatizações do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).
A história da cidade também é contemplada. Além de oferecer a relação dos ex-presidentes da Câmara de Araras, também é possível encontrar a galeria de ex-prefeitos, dados sobre o município, hino, brasão e a relação de todos os homenageados com o título de cidadania ararense.
Naturalmente não poderiam faltas as pautas e as atas das sessões. Dessa forma o internauta tem acesso a todos os assuntos que passaram durante a semana pela Câmara, mesmo que ele não acompanhe as sessões.
O internauta ainda pode se cadastrar no Newsletter e receber as notícias produzidas pela Assessoria de Imprensa, antes mesmo delas constarem no site.
Avanços
Ainda neste mês de setembro será possível ao internauta consultar todo o trâmite das proposituras apresentadas pelos vereadores. Leis, indicações, requerimentos e moções poderão ser vistos no site, acompanhados dos pareceres da Diretoria Jurídica e das Comissões Permanentes.
Com o tempo outras mudanças podem ocorrer. Isso mostra que a Câmara de Araras está sempre atualizada e disposta a colaborar para a democratização da informação.
A criação e as sugestões para ajustes no layout, e todo conteúdo do site, são de responsabilidade da Assessoria de Imprensa e Cerimonial da Câmara. Departamento que em outubro próximo completa quatro anos de atividades.