Os integrantes do Corpo de Bombeiros de Araras foram a atração durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Araras realizada nesta segunda-feira, 2 de julho. Na ocasião foi entregue ao Soldado PM Wendel Régis de Almeida Silva o título de “Bombeiro do Ano 2007”.
A homenagem faz parte do calendário de comemorações da Câmara Municipal de Araras desde 2003, a partir de um Decreto Legislativo de autoria do vereador Nelson Barbosa (PSB). De acordo com o Decreto a homenagem deve ser realizada em sessão ordinária em data próxima ao Dia do Corpo de Bombeiros, comemorado em 2 de julho.
A cada ano, conforme o Decreto, um novo vereador deverá ser o autor da Moção de Congratulações. Em 2007 o vereador convidado foi o presidente da Câmara, José Roberto Rimério – Miqueira.
Pede-se que faça jus à moção o componente do Corpo de Bombeiros que durante o ano se destacou pelos seus atos em prol da comunidade, indicado à Câmara de Vereadores, até 30 dias antes da data alusiva, pelo Comando do Corpo de Bombeiros local. De acordo com o Tenente PM Kléber Moura, comandante do Posto de Bombeiros de Araras, Wendel foi escolhido pelos companheiros de trabalho.
Eles lembraram de uma ocorrência atendida pelo soldado em 4 de setembro do ano passado. Na ocasião o mecânico Orlando Aparecido Menegazzo, de 35 anos, sofreu uma parada cárdio respiratória, o que costuma ser fatal nessa idade. Wendel atendeu a ocorrência e realizou todos os procedimentos necessários de reanimação, entregando-o aos cuidados médicos sem seqüelas.
De forma muito tímida, a vítima, Orlando Menegazzo, estava presente na sessão e se limitou a agradecer o soldado Wendel por lhe devolver a vida. Na seqüência, emocionado, o soldado deixou claro que a profissão o realiza e que o retorno da população de Araras é o melhor prêmio que pode receber.
O vereador Nelson Barbosa, ao discursar como autor da homenagem, disse que os bombeiros são os heróis do século XXI. “Em 2003, quando apresentei este decreto para outorgar o título de Bombeiro do Ano, pensei justamente em homenagear estes soldados que são verdadeiros amigos da população”, completou ele.
Já o vereador Miqueira, autor da Moção neste ano, falou que festejar o Dia dos Bombeiros é louvar e honrar pessoas e enaltecer a importante contribuição que dão para uma das mais nobres tarefas de serviço público, que é a segurança, a proteção e o socorro. “É homenagear os homens e mulheres que cotidianamente são protagonistas, quantas vezes anônimos, de histórias de coragem, abnegação e altruísmo”.
Ao término da homenagem, o presidente suspendeu a sessão e o público presente pode acompanhar um banho no homenageado. É tradição entre os bombeiros que situações como esta, sejam concluídas com a água, em jato forte e gelada, que sai do caminhão pipa da corporação. O soldado Wendel, não escapou.
Moções
Durante o dia várias atividades marcaram a comemoração na cidade de Araras. Logo pela manhã simulados pararam o centro da cidade. Na ocasião o vereador Manoel Silva de Oliveira (PPS) aproveitou para entregar Moções de Congratulações a todos os membros da corporação.