Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

“Tô Ligado na Câmara” começa com alunos do Caic


Eufóricos. Essa é a melhor palavra para definir o comportamento dos 29 alunos que estrearam o projeto “Tô Ligado na Câmara“, nesta quarta-feira de manhã. Os estudantes estão na 4ª série A, da Escola Municipal “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” – Caic, localizada no Parque Tiradentes, zona leste da cidade, e chegaram cheios de perguntas.
A primeira atividade foi a participação em uma sessão simulada na Câmara. A vereadora-presidente, Natália Patrícia Valle, eleita pela classe, abriu a sessão convidando a todos para cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Na seqüência, aconteceu a leitura da pauta e todos os 11 vereadores puderam votar a participação da classe no Programa “Câmara Cidadã”, onde está inserido o projeto “Tô Ligado na Câmara”.
Já as questões que trouxeram, respondidas na seqüência, foram elaboradas a partir da cópia da pauta de uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Araras. Surgiram perguntas sobre afastamento dos vereadores, destino do dinheiro público, segurança e até uma indicação para que sejam reconhecidos os estudantes que em suas escolas têm se destacado pelo rendimento.
Para Natália, que presidiu a sessão, a função foi vista com muita responsabilidade. “É preciso atenção. Eu vi que não é fácil ser presidente. Precisei chamar a atenção das pessoas no plenário para que fizessem silêncio”, conta já anunciando que pretende estudar e quem sabe, um dia, ser eleita vereadora. “Gostei muito de tudo isso”.
A pedido do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara de Araras, e que acompanhou toda a visita, Natália e os demais alunos deverão levar para a casa essa vivência. “A Câmara é um espaço para o povo e é muito importante que vocês falem isso para a família de vocês”, completou ele.
Durante a visita os estudantes receberam uma cartilha explicativa que esclarece as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, com foco maior nas atribuições desempenhadas pelos vereadores.
Também foi exibido o vídeo “Cidadania Não é Brinquedo” que mostra uma guerra entre brinquedos que vivem abandonados no armário de um garoto, que trocou todos por um vídeo-game. A partir do abandono, um super-herói descobre novos amigos, como o Jaca Jacaré, o Palhaço o Urso Ursolino e uma boneca, que é quem une os amigos em torno da luta pela conquista da cidadania. Mas a luta por uma comunidade melhor não é tão fácil. Também há, entre os brinquedos abandonados, aqueles que não têm interesse na formação de uma comunidade.
Logo depois de verem essa história os estudantes entenderam a necessidade da mobilização popular na busca de direitos para todos. “De nada adianta cada um brigar por si. Não vão chegar a lugar nenhum”, falavam.
Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara. Entraram nas salas dos vereadores e nos departamentos existentes, levando, inclusive, mais perguntas aos funcionários.
A professora Jossett Campagna, responsável pela turma, avaliou como positiva essa vivência que a Câmara está oferecendo. “Eles sentiram o que é democracia já na sala de aula quando escolheram os vereadores e agora, vendo tudo isso de perto, facilita o aprendizado”.
Segundo Jossett é muito importante essa abertura do Poder Legislativo em querer também educar. “Uma responsabilidade que não pode ser só da escola. E aqui a educação é para a cidadania”, completou.
Como primeira experiência, Maretto se mostrou entusiasmado com a visita. “Vejo que muitas dessas crianças já saíram daqui transformadas e entendendo que política só se faz com a participação de todos”.
Nesta quinta-feira mais uma turma da mesma escola participa do projeto. São os alunos da 4ª série B, que a partir das 9 horas tomarão o plenário “Bruno Moisés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais