Eufóricos. Essa é a melhor palavra para definir o comportamento dos 29 alunos que estrearam o projeto “Tô Ligado na Câmara“, nesta quarta-feira de manhã. Os estudantes estão na 4ª série A, da Escola Municipal “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” – Caic, localizada no Parque Tiradentes, zona leste da cidade, e chegaram cheios de perguntas.
A primeira atividade foi a participação em uma sessão simulada na Câmara. A vereadora-presidente, Natália Patrícia Valle, eleita pela classe, abriu a sessão convidando a todos para cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Na seqüência, aconteceu a leitura da pauta e todos os 11 vereadores puderam votar a participação da classe no Programa “Câmara Cidadã”, onde está inserido o projeto “Tô Ligado na Câmara”.
Já as questões que trouxeram, respondidas na seqüência, foram elaboradas a partir da cópia da pauta de uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Araras. Surgiram perguntas sobre afastamento dos vereadores, destino do dinheiro público, segurança e até uma indicação para que sejam reconhecidos os estudantes que em suas escolas têm se destacado pelo rendimento.
Para Natália, que presidiu a sessão, a função foi vista com muita responsabilidade. “É preciso atenção. Eu vi que não é fácil ser presidente. Precisei chamar a atenção das pessoas no plenário para que fizessem silêncio”, conta já anunciando que pretende estudar e quem sabe, um dia, ser eleita vereadora. “Gostei muito de tudo isso”.
A pedido do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara de Araras, e que acompanhou toda a visita, Natália e os demais alunos deverão levar para a casa essa vivência. “A Câmara é um espaço para o povo e é muito importante que vocês falem isso para a família de vocês”, completou ele.
Durante a visita os estudantes receberam uma cartilha explicativa que esclarece as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, com foco maior nas atribuições desempenhadas pelos vereadores.
Também foi exibido o vídeo “Cidadania Não é Brinquedo” que mostra uma guerra entre brinquedos que vivem abandonados no armário de um garoto, que trocou todos por um vídeo-game. A partir do abandono, um super-herói descobre novos amigos, como o Jaca Jacaré, o Palhaço o Urso Ursolino e uma boneca, que é quem une os amigos em torno da luta pela conquista da cidadania. Mas a luta por uma comunidade melhor não é tão fácil. Também há, entre os brinquedos abandonados, aqueles que não têm interesse na formação de uma comunidade.
Logo depois de verem essa história os estudantes entenderam a necessidade da mobilização popular na busca de direitos para todos. “De nada adianta cada um brigar por si. Não vão chegar a lugar nenhum”, falavam.
Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara. Entraram nas salas dos vereadores e nos departamentos existentes, levando, inclusive, mais perguntas aos funcionários.
A professora Jossett Campagna, responsável pela turma, avaliou como positiva essa vivência que a Câmara está oferecendo. “Eles sentiram o que é democracia já na sala de aula quando escolheram os vereadores e agora, vendo tudo isso de perto, facilita o aprendizado”.
Segundo Jossett é muito importante essa abertura do Poder Legislativo em querer também educar. “Uma responsabilidade que não pode ser só da escola. E aqui a educação é para a cidadania”, completou.
Como primeira experiência, Maretto se mostrou entusiasmado com a visita. “Vejo que muitas dessas crianças já saíram daqui transformadas e entendendo que política só se faz com a participação de todos”.
Nesta quinta-feira mais uma turma da mesma escola participa do projeto. São os alunos da 4ª série B, que a partir das 9 horas tomarão o plenário “Bruno Moisés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.