Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vacinação contra o HPV tem início nesta segunda-feira


Campanha segue até 10 de abril em escolas e unidades de saúde; ação é voltada as meninas de 11 e 13 anos

 

Tem início nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus humano). A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde, e tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos de idade.

A imunização será realizada até o dia 10 de abril nas escolas e nas salas de vacina localizadas nas unidades de saúde: Centro de Saúde 2 “Dr. João Geraldo” (Jardim Belvedere), PAMs “Dr. Osvaldo Salvador Devitte” (Narciso Gomes) e “Antônio Carlos Fabrício”  (José Ometo 1); e PSFs “Dr Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes) e PSF “Madre Carla Rabolin” (Jardim Alvorada).

A Secretaria reforça que a vacinação será realizada somente com a autorização dos pais ou responsáveis pelas garotas. Para que a proteção seja completa, elas precisam tomar as 3 doses recomendadas - a primeira durante a campanha que acontece até abril deste ano; a segunda 6 meses depois da primeira imunização; e a terceira dose 5 anos depois da segunda.

Com o lema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", a campanha tem como objetivo a prevenção da doença, que pode causar verrugas genitais, câncer do colo do útero e até ocasionar a morte da paciente.

 "O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde porque nesta faixa etária o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que irão proteger as meninas quando forem adultas. Por esse motivo, a proteção deve ser iniciada no princípio da adolescência”, explicou a enfermeira Maria Elisa Oliveira, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.

De acordo com ela, há 2.620 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos no município, que devem ser vacinadas durante a campanha.

 

Conscientização

Embora a vacinação tenha início dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ação de conscientização sobre a campanha já neste sábado (8), das 9h às 17h, na Praça Barão de Araras. No local, profissionais da saúde vão orientar a população e explicar a importância da vacinação.

O HPV é um vírus altamente contagioso e a transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de contaminação é pela via sexual, sendo possível contaminar-se com uma única exposição.

Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam sinais ou sintomas, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

 

Informações Secom /PMA


Publicado em: 07 de março de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais