Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereadores aprovam Moção de Apelo por Moradia Popular


Por unanimidade os vereadores aprovaram a Moção de Apelo de autoria do vereador Breno Cortella (PT) que pede urgência ao prefeito Luiz Carlos Meneghetti para a execução de projetos de Moradia Popular.
Esse tipo de moção, além da moção de repúdio, requer votação do plenário, diferente das moções de pesar e congratulações.
Mas a votação dessa propositura teve desdobramentos além do normal. O plenário foi tomado por munícipes que integram o movimento Moradias Já. Algumas pessoas chegaram até a acompanhar toda a discussão nos corredores laterais e central por não haver cadeira suficiente para todos.
Por iniciativa do vereador Irineu Norival Marreto (PMDB) a ordem da pauta foi invertida. O presidente colocou em discussão a votação desta Moção logo após a entrega das moções de congratulações aos judocas campeões da Academia Mercadante e às vencedoras do concurso Miss da 3ª Idade 2006.
Muitos vereadores falaram sobre o assunto. Lembraram da participação do presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras), Valdir Paganotti no final do mês de setembro em que ele apresentou os trabalhos da administração para o desenvolvimento de uma política habitacional para o município. Na ocasião Paganotti disse que existem pelos menos quatro áreas, conhecidas como vazios urbanos, em fase de preparação para serem transformadas em lotes urbanizados.
Na moção, o vereador Breno explica que há anos o município não conta com projetos de Habitação de Interesse Social, que garanta o direito de todos à moradia digna, como previsto no artigo 6º da Constituição Federal. Também, um direito exposto no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
No texto é citado ainda o Estatuto da Cidades ((Lei 10.257/2001), que assegura o direito à habitação, e ainda o Plano Diretor de Araras, recentemente aprovado. “Ocorre que passado um longo período sem qualquer investimento público, o déficit habitacional em Araras vem se acumulando, porém nenhuma ação é tomada pela Administração Municipal”, completa o vereador.
Como sugestão, Breno coloca na própria moção, algumas medidas que podem ajudar a resolver a situação: criação de programa de construção de Moradia Popular; criação de criação de programa de lotes urbanizados; criação de programa de construção de moradia por mutirão; adesão do município ao SNHIS (Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social), com a criação do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social; formulação do Plano de Habitação de Araras.
Com a aprovação da Moção, o texto será encaminhado ao prefeito Luiz Carlos Meneghetti, e conforme pedido do vereador ao presidente da Emhaba, e ao secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, engenheiro Aparecido Antonio Bordini.


Publicado em: 06 de dezembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais