Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Zé Bedé defende realização de mutirões para consultas de especialidades


O vereador Carlos José da Silva Nascimento- Zé Bedé (PT) fez uma indicação ao prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla defendendo a realização de mutirões para consultas de especialidades médicas.

Zé Bedé explica que tem sido procurado por vários munícipes reclamando da fila de espera e da demora nos atendimentos de consultas de algumas especialidades médicas no CAEM (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas). Alguns pacientes afirmam ainda que muitas vezes tem que ir de madrugada no CAEM para tentar um encaixe para ser atendido, o que muitas vezes acaba não ocorrendo.

Para tentar resolver esse problema, o vereador foi pesquisar sobre o assunto e verificou que outras cidades estão conseguindo resolver esse problema por meio de mutirão como Contagem (MG) e São Caetano do Sul, na grande São Paulo.

Segundo o vereador, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul já promoveu só este ano três Mutirões da Saúde, que fazem parte do Programa Fila Zero. Nos dois primeiros mutirões, realizados em maio e junho, cerca de dois mil pacientes foram beneficiados. O saldo foi extremamente positivo no sentido de oferecer serviços mais ágeis e eficientes aos munícipes. Já são 18 das 25 especialidades médicas sem fila. Com edições mensais, a meta daquele município é zerar todas as consultas em espera ao longo do segundo semestre deste ano.

Durante os mutirões, as especialidades abrangidas são Cardiologia Clínica, Cardiologia Pré-operatória, Cardiologia Retorno, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Neurologia, Neurologia Retorno, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. A Central de Agendamento e Regulação faz os pré-agendamentos e também está preparado para receber a demanda espontânea. Ou seja, chegou no mutirão é prontamente atendido.

Durante a ação global da Saúde de São Caetano do Sul, atuarão 25 médicos, com o apoio de auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem.

Ainda são oferecidos serviços gratuitos de aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue e da Ouvidoria da Saúde.

“São exemplos como esses, que devemos seguir para resolver a questão da saúde pública em nosso município”, afirmou o vereador.

Zé Bedé lembra ainda que já foram realizados em Araras mutirões de cirurgias de catarata e pterígio e teve ótimos resultados.

“Eu sei que a decisão é do governo e os mutirões dependem de toda uma logística, recursos e da disponibilidade de médicos, mas é uma alternativa que a Secretaria Municipal da Saúde deveria investir para resolver o problema dos pacientes e melhorar a qualidade no atendimento”, finalizou Zé Bedé.

 

Com informações da assessoria do gabinete do vereador Carlos José da Silva Nascimento- Zé Bedé (PT).


Publicado em: 19 de agosto de 2015

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...

Leia Mais

Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...

Leia Mais