Notícias



Palestras sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico encerram atividades do Programa “Avança Araras”

A Câmara promoveu palestras de políticas públicas e soluções para a cidade de Araras até 2030
Visualize fotos

O Poder Legislativo de Araras encerrou nesta semana o ciclo de palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo “Avança Araras”, de autoria do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), onde foram discutidas políticas públicas, boas práticas, inovações e soluções para a cidade de Araras para os próximos 12 anos voltadas para os temas: Cidadania, Planejamento Urbano, Governança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Amparado pela Resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, de autoria do vereador Felipe Beloto (PL), o programa foi executado na Câmara durante todo o mês de novembro, com encontros semanais, contando com palestras de especialistas em cada eixo trabalhado, com o objetivo de traçar metas e diretrizes para o desenvolvimento de Araras até 2030.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico foram os dois últimos temas de palestras debatidos no Plenário da Câmara Municipal de Araras, nesta semana. Na terça-feira (26), as palestrantes Eliana Cardoso Leite, Professora Doutora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e a Perita em crimes ambientais, Advogada Lucélia Sartori, discorreram sobre Meio Ambiente, retratando as Florestas Urbanas e Cidades Sustentáveis.

Eliana descreveu estudos acadêmicos coordenados por ela sobre fragmentos de florestas – nativas ou plantadas – em áreas públicas de Sorocaba-SP e Ribeirão Preto-SP e destacou que a cidade de Araras também possui áreas verdes, as quais, precisam ser preservadas. “Principalmente porque as árvores sequestram carbono e combatem o aquecimento global. E também porque, quando integradas à zona urbana e bem utilizadas pela população, acrescentam qualidade de vida para as pessoas”, discursa.

Lucélia, por sua vez, lembrou a importância da cidade se planejar para aproveitar a tecnologia disponível em prol da sustentabilidade. E lembrou que um dos principais desafios dos municípios é em relação à destinação correta dos resíduos sólidos. “É importante que as cidades busquem recursos para projetos bem elaborados visando a sustentabilidade. Pois esses recursos existem. Lixo é um grande problema, mas tem tecnologia para transformá-lo em energia. Existem cidades com as quais trabalhamos, fazendo isso e, inclusive destinando a energia excedente produzida, por meio do lixo, para abastecimento de moradias de famílias carentes”, pondera.

Desenvolvimento Econômico

Na quarta-feira (27), no último dia de palestras do “Avança Araras”, o tema abordado foi Desenvolvimento Econômico. Palestraram o Economista ararense, Ricardo Buso e o Professor e Mestre, Sidnei de Caria Júnior, da FHO (Fundação Hermínio Ometto) Uniararas. O Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Instituição, Professor Fernando da Silva Pereira, também participou dos debates.

O Economista Ricardo Buso falou do “Papel do Município no Desenvolvimento Econômico Local”. “A conturbação, por exemplo, que é o fenômeno que faz com que uma cidade praticamente se junte com a outra, por conta da expansão de suas Zonas Urbanas, é uma tendência, e pode significar muitas oportunidades. A localização estratégica de Araras também pode ser muito melhor aproveitada. E o município precisa conhecer sua vocação econômica e desmistificar um pouco a ideia de que só grandes indústrias são potenciais geradoras de empregos e crescimento econômico. O setor de serviços também é promissor”, disse.

Sidnei de Caria Júnior ressaltou, em sua palestra sobre “Determinantes do Desenvolvimento Socioeconômico”, destacou a importância do município intensificar parcerias com as Universidades, para alavancar as atividades econômicas. “Esses centros de produção de conhecimento podem ajudar as empresas a se desenvolverem. É papel da Universidade ajudar no desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida”, argumenta. “A cidade também precisa pensar na produção de dados locais. Olhar para seus registros e produzir um banco de dados que ajude na tomada de decisões visando o crescimento econômico com desenvolvimento”, afirma.

O professor Fernando enfatizou a importância de programas como o “Avança Araras”. “São oportunidades de participação democrática na discussão e na busca de soluções para a coletividade”, disse.

Participação jovem

Durante o cinco de palestras, a Câmara Municipal de Araras recebeu lideranças, gestores, cidadãos e principalmente, jovens estudantes, em especial da ETEC - Escola Técnica Prefeito Alberto Feres - e da AEHDA (Associação de Educação do Homem do Amanhã).

O vereador Felipe Beloto classificou com um sucesso a execução do Programa “Avança Araras”. “Eu costumo dizer que para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve. E Araras não pode ficar só na solução dos problemas rotineiros, do dia a dia. A gente sabe que na gestão pública os desafios diários são imensos e é difícil parar um pouco para planejar em médio e longo prazos. E foi isso que fizemos aqui, com pessoas técnicas, altamente capazes. Agora, vamos produzir um documento com as propostas elencadas nos nossos encontros e entregar esse documento ao Poder Executivo, como contribuição para o planejamento estratégico de Araras. Foi muito gratificante e acho que a Câmara, com isso, dá sua colaboração para um futuro mais sustentável de nossa cidade”, finaliza.

Todas as palestras do “Avança Araras” foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal, onde os vídeos estão disponíveis para visualização na íntegra.

 




Publicado em: 28 de novembro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Emoção e alegria marcam a entrega do Diploma de Mérito Aluno Destaque 2019 na Câmara Municipal de Araras

06 de dezembro de 2019

A 1ª edição de entrega do Diploma de Mérito Aluno Destaque “Professora Laís Maiara dos Santos Mariano” foi marcada por muita emoção e alegria entre os presentes na cerimônia realizada na Câmara Mun...

Leia Mais

Carleto Denardi acredita que Araras iniciará o tratamento do esgoto já no início de 2020

05 de dezembro de 2019

O Vice-Prefeito de Araras e Presidente do SAEMA, José Carlos Carleto Denardi (PSDB), ocupou a Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal, na última segunda-feira (2), a convite do Secret...

Leia Mais

Audiência Pública para debater sobre o Regime Especial de Trabalho da GCM será nesta sexta-feira (6)

04 de dezembro de 2019

O Poder Legislativo de Araras promove nesta sexta-feira (6), às 17h30, no Plenário Bruno Moysés Batistela na Câmara Municipal de Araras, uma Audiência Pública para debater sobre o projeto de lei do...

Leia Mais

Câmara Municipal de Araras promove solenidade para homenagear alunos destaques de 2019

04 de dezembro de 2019

A sessão solene de entrega do Diploma de Mérito Aluno Destaque “Profª. Laís Maiara dos Santos Mariano”, será nesta quinta-feira (5), no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Arara...

Leia Mais

Baiano da Farmácia reassume cargo de vereador na 44ª sessão ordinária de 2019

03 de dezembro de 2019

O vereador Romildo Romildo Benedito Borelli (PSD) – Baiano da Farmácia – já retornou aos trabalhos como vereador no Poder Legislativo de Araras. O parlamentar participou na última segunda-feira (2)...

Leia Mais

Terminal de ônibus da Zona Leste de Araras receberá o nome de João Franchozza – Colêra –

03 de dezembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (2), o projeto de lei de autoria do vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), que denomina o Terminal Leste de Integração Urban...

Leia Mais