Homenagem da Câmara Municipal aos profissionais da saúde de Araras!

Notícias



Câmara Municipal de Araras está iluminada de roxo no mês de conscientização sobre a hanseníase

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses
Visualize fotos

Por solicitação do Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), a fachada da Câmara Municipal de Araras estará iluminada na cor roxa no período noturno até o fim de janeiro, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa crônica.

Para Jacovetti, este tipo de ação é importante para alertar a população quanto a importância da prevenção. “Isso é uma forma de despertar na municipalidade, a importância da realização de exames, do diagnóstico rápido e do tratamento adequado”, explica o Presidente.

O Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase é celebrado sempre no último domingo de janeiro, neste ano será no dia 25, domingo próximo.

A Prefeitura Municipal promove neste mês de janeiro ações educativas, palestras em diferentes locais da cidade e busca ativa de possíveis casos da doença com o slogan “Todos Juntos no Combate à Hanseníase”.

Além da Câmara Municipal, as Unidades de Saúde também têm adotado a iluminação na cor roxa, tem afixado cartazes, realizando panfletagem e distribuição de material educativo à população.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. A Hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com diagnóstico e tratamento precoces. A transmissão é por meio das vias respiratória: tosse ou espirro.

Manifesta-se, geralmente, com aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, dificuldades para segurar objetos (sintomas iniciais).

Outros sinais da infestação, considerados tardios, são caroços e inchaços no corpo – em alguns casos avermelhados e doloridos -, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, dor e “sensação de choque”, fisgadas e “agulhadas” ao longo dos nervos dos braço, pernas e pés.

 

 

 




Publicado em: 20 de janeiro de 2020

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara aprova sessão de cinema para pessoas com autismo em Araras

27 de maio de 2020

Os vereadores aprovaram por unanimidade na 16ª sessão ordinária, na última terça-feira (26), o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) que prevê nas salas de ci...

Leia Mais

Tonin Superatacado recebe homenagem da Câmara de Araras pela doação de 250 cestas básicas ao FUSS

22 de maio de 2020

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade, na 13ª sessão ordinária, no último dia 4 de maio, uma moção de congratulações de autoria do vereador, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farm...

Leia Mais

Antecipação do feriado de 9 de julho adia sessão ordinária para terça-feira (26) em Araras

22 de maio de 2020

A 16ª sessão ordinária que seria na segunda-feira, 25 de maio, foi adiada para terça-feira, dia 26 de maio, às 19h, no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Araras. A mudança da...

Leia Mais

Ações da Secretaria Municipal da Saúde e de combate ao novo coronavírus foram temas da Tribuna Livre da sessão

19 de maio de 2020

O Secretário Municipal da Saúde de Araras, o médico Dr. Itacil Luiz Zurita Filho, ocupou a Tribuna Livre da Câmara, na noite da última segunda-feira (18), e discorreu sobre o trabalho da Pasta e as...

Leia Mais

Moção de Apelo aprovada na Câmara cobra a retomada dos recursos da alimentação aos alunos da Rede Estadual de ensino

12 de maio de 2020

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram por unanimidade na última segunda-feira (11), uma Moção de Apelo que será encaminhada ao Governo do Estado, à Presidência da Assembleia Legisla...

Leia Mais

Ex-vereador Dorival Marcel Finardi, popular Duro Finardi, morre aos 84 anos em Araras

06 de maio de 2020

Morreu na tarde de quarta-feira, 6 de maio de 2020, em Araras, o ex-vereador Dorival Marcel Finardi, o popular “Duro Finardi”. Bastante conhecido na cidade, “Duro Finardi” foi Contador, sendo propr...

Leia Mais