O desembargador Dr. Francisco José Aguirre Menin, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, esteve em Araras nesta terça-feira (13). Foi recebido pelos juízes da Comarca e depois conversou com o vereador Breno Cortella (PT) e secretários municipais.
Poucas vezes um desembargador esteve no Fórum de Araras para realizar pessoalmente uma visita de inspeção. Segundo o desembargador corregedor-geral de Justiça do Estado, José Renato Nalini, a dimensão e complexidade do Poder Judiciário no Estado de São Paulo impedem sua presença física e de sua equipe de juízes corregedores em todas as unidades judiciais. Por isso, foi pedido o apoio dos desembargadores nessas inspeções, que visam ainda estreitar o relacionamento entre a corregedoria geral e o Poder Judiciário nos municípios.
O vereador Breno Cortella e os secretários municipais Vanderlei Basílio do Nascimento (Governo) e Sérgio Colletti Pereira do Nascimento (Assuntos Jurídicos) foram recebidos pelo desembargador no Fórum de Araras.
Breno ressaltou a importância da visita que aproxima o Poder Judiciário dos cidadãos. "Tivemos a oportunidade de informá-lo de reivindicações da comunidade ararense, dos advogados e dos servidores do judiciário", disse. "Ficamos animados com as informações do desembargador sobre o empenho que o Tribunal tem realizado para a celeridade dos processos e ampliação do atendimento ao jurisdicionado", afirma.
Os integrantes do Poder Executivo e Legislativo de Araras aproveitaram a visita do desembargador para colocar em pauta novamente a discussão sobre a ampliação do Fórum de Araras, tanto de sua estrutura física quanto da implantação de novas varas.
Menin disse que iria se inteirar sobre o assunto e está disposto a ajudar. Ele também explicou que já está na Assembleia Legislativa, para ser votada, a implantação de mais três varas judiciais na cidade.
Outra notícia importante foi em relação à abertura de mais um concurso público para suprir a falta de funcionários, principalmente no interior do Estado.
O desembargador disse ainda que vir a Araras foi uma sugestão sua aceita pelo corregedor geral. "Fui promotor de Justiça na cidade entre 1978 e 1982 e tenho um grande carinho por Araras, onde construiu boas amizades. Por isso, foi a primeira comarca que me coloquei à disposição para visitar”, enfatizou.
Segundo o secretário Sérgio Colletti, a aproximação do Tribunal de Justiça com as comarcas do interior sempre foi uma reivindicação dos advogados e dos funcionários do judiciário. Ele também enfatizou a importância de ampliar o número de varas na cidade para atender com maior celeridade às demandas existentes no Fórum local.
O desembargador adiantou que a inspeção acontecerá em todo o Estado de São Paulo e que sua próxima agenda será na região de Ribeirão Preto.
O secretário de Governo agradeceu a atenção do Desembargador e deixou a reunião bastante confiante de que a administração municipal receberá apoio, junto ao Governo do Estado e ao Tribunal de Justiça, para resolver a questão da ampliação do Fórum. “Essa é mais uma demanda que precisa ser concretizada em nossa cidade, mas não depende apenas da Prefeitura. Por isso, pedimos o apoio do desembargador”, concluiu Nascimento.
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Câmara Municipal de Araras
Av. Zurita, 181 - Centro
Tel: (19) 3543-3300 / 9739-1575 / 9621-6983
twitter: @BrenoCortella