Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Audiência Pública discute futuro da cadeia de Araras


Durante a 1ª Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Araras para discutir o Plano Diretor da cidade, o tema que mais tomou a atenção dos presentes foi o futuro da cadeia. Várias sugestões foram apresentadas e debatidas na noite cujo tema principal era a Segurança Pública.
Essa foi a primeira de uma série de três audiências já marcadas, no entanto, o vereador Marcelo de Oliveira (PMDB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia, responsável pelo Plano Diretor no âmbito Legislativo, disse que elas poderão ser revistas, podendo necessitar de novas datas conforme o desenvolvimento dos trabalhos.
O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Ele é elaborado por iniciativa do prefeito, devendo ser discutido com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. De sua implantação, espera-se que se proponham meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município. Que aponte rumos para um desenvolvimento local e regional economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Ao iniciar a reunião, o vereador Marcelo de Oliveiro convidou o secretário Benedito Aparecido Bordini, responsável pela pasta de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente para explanar sobre o assunto. Bordini, que coordenou os trabalhos de elaboração do Plano Diretor, designado pelo Poder Executivo, falou da necessidade do local para se abrigar os presos e reforçou a urgência para se tirar a cadeia atual do centro da cidade.
Outros dados técnicos foram passados por ele antes do início dos debates onde os vereadores presentes, autoridades ligadas ao tema e a população também puderam participar.
 
Debates
            Na terceira parta da Audiência Pública, composta de abertura, exposição, debate e considerações finais, a democracia imperou com a oportunidade para todos expressarem sua opinião sobre o assunto.
            Os primeiros a falarem foram os vereadores Nelson Barbosa (PSB), Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), Ricardo Franco (PV) e Pedro Eliseu Filho (PFL). Todos defenderam a necessidade de um lugar para a abrigar os detentos da cidade, e foram unânimes ao afirmar que a área de construção desse sistema, seja CDP (Centro de Detenção Provisória), ou CR (Centro de Ressocialização), não seja no perímetro urbano.
            O delegado titular de Araras, Dr. Sydney Sully Urbach disse que o ideal seria ter a cadeia em uma via de fácil acesso ao Fórum. “Nós apenas teríamos o trabalho de transportar esses presos cerca de dois ou três quilômetros apenas para as audiências”. O delegado também informou que a inauguração da Delegacia Participativa de Araras deve acontecer apenas em 2007 quando os novos governantes do Estado já estiverem empossados. “Vai ser mais fácil porque teremos o empenho deles em transformar a nossa Delegacia em Seccional”, completou.
Outras pessoas também falaram e muitas idéias surgiram sobre as possíveis localidades para a cadeia, como por exemplo junto ao novo Distrito Industrial - próximo à Rodovia Anhanguera e próximo à nova represa localizada entre as cidades de Araras e Rio Claro. Todas essas possibilidades serão agora analisadas pelos vereadores que para isso ainda deverão consultar técnicos no assunto. Só depois poderá ser apresentada uma emenda que se aprovada complementará o Plano Diretor enviado pela Prefeitura de Araras à Câmara.
 
Outros assuntos
            Segurança Pública não envolve apenas a questão carcerária. O trânsito, embora em menor proporção, também foi debatido. Uma abordagem relacionada a esse assunto foi a descentralização do comércio e serviços, o que desafogaria o trânsito na região central da cidade.
            Com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Dr. Ivan Mendes Costa, falou-se também do papel da Guarda Municipal. Segundo o secretário cerca de 70% de seu efetivo exerce uma função de polícia ajudando a inibir a criminalidade na cidade.
 
Próximo passo
Na quarta-feira, dia 9, às 19h30, está marcada a 2ª Audiência Pública. Na ocasião serão debatidos os temas Saneamento, Urbanismo, Habitação e Zoneamento. Nessa ocasião um dos assuntos que deve dominar a noite é a construção de um novo cemitério para a cidade.
E antes mesmo dessa audiência pública acontecer, a população já pode participar da discussão do Plano Diretor enviando um e-mail (imprensa@camara-araras.sp.gov.br), ou preenchendo um formulário de participação popular disponível na recepção da Câmara.


Publicado em: 31 de agosto de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais