Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara Cidadã recebeu mais de 1.600 alunos


O ano que termina foi marcado pela inovação na Câmara de Araras. Este foi o primeiro período de atividades do Programa “Câmara Cidadã”, e que recebeu cerca de 1.670 alunos da rede municipal de ensino. No primeiro semestre apenas os estudantes das 4ªs séries do ensino fundamental participaram das visitas, já no segundo semestre a Câmara também recebeu os alunos de 8ª séries, que a partir do próximo ano estarão estudando em alguma sala mantida pelo ensino estadual.
Esse programa foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) para aproximar ainda mais a comunidade dos vereadores. Além de visitas monitoradas com estudantes o programa abrange atividades com outros grupos. Neste ano foram realizadas atividades com a 3ª Idade e exposições de arte. Além disso o Plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella” foi palco de várias palestras e outros eventos de órgãos públicos, clubes de serviço, partidos políticos, entidades e associações de bairro.
“O objetivo maior foi democratizar esse espaço que é mantido pelo povo e é do povo”, ressalta o vereador Maretto satisfeito com os resultados.
No caso dos estudantes, durante a visita, cujo projeto foi intitulado “Tô Ligado na Câmara”, todos receberam uma cartilha explicativa que esclarece as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, com foco maior nas atribuições desempenhadas pelos vereadores. Além de texto, também foi criada uma história em quadrinhos. No enredo uma professora leva três alunos a visitarem as três estâncias de poder. O texto de todo o material foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Câmara, e as ilustrações são de Fernando Rodrigues que se inspirou nos prédios locais do Fórum, da Prefeitura e da Câmara de Araras.
O material, na avaliação feita por cada classe que participou do programa, foi considerado ótimo. De acordo com os professores a linguagem simples e direta facilitou aos alunos entenderem e fixar cada informação passada.
 
Roteiro
Cada visita do projeto “Tô Ligado na Câmara” começou na sala de aula. Antes da visita os alunos das 4ªs séries escolheram, entre eles, 11 vereadores. Na seqüência os eleitos elegeram um presidente, um vice-presidente e um secretário. Com toda a turma foi feita uma análise de uma pauta de uma das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal. Quando esses alunos chegaram para a visita, os 11 eleitos foram convidados a conduzir uma sessão simbólica, com a execução do Hino Nacional e a votação em caráter de urgência do projeto de participação da classe no Programa “Câmara Cidadã”.
Um vídeo, chamado “Cidadania Não é Brinquedo” foi exibido no telão do Plenário. Com 38 minutos de duração a história mostrou uma guerra entre brinquedos que viviam abandonados no armário de um garoto, que trocou todos por um vídeo-game. A partir do abandono, um super-herói descobre novos amigos, como o Jaca Jacaré, o Palhaço o Urso Ursolino e uma boneca, que é quem une os amigos em torno da luta pela conquista da cidadania. Mas a luta por uma comunidade melhor não é tão fácil. Também há, entre os brinquedos abandonados, aqueles que não têm interesse na formação de uma comunidade.
O vídeo serviu de base para uma discussão entre os estudantes sobre a atuação deles nas melhorias para a cidade. Foi uma forma lúdica de ensinar, mas bastante realista.
Perguntas e visita a toda dependência da Câmara Municipal de Araras completaram o roteiro. Já em sala de aula os alunos foram motivados pela professora a produzirem qualquer material sobre esse trabalho e o resultado vai foi exposto no Painel da Cidadania, montado na recepção do Plenário.
No caso dos alunos de 8ªs séries não foi exibido o vídeo, e sim uma apresentação em Power Point que falou sobre a origem e a necessidade da política para a organização da vida em sociedade.
O programa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo agendamento das visitas. Para 2007, mesmo com a mudança de presidência na Câmara de Araras, o Câmara Cidadã, por ser Projeto aprovado pelos vereadores vai continuar, embora com algumas adequações já em estudo pela Assessoria de Comunicação da Câmara, responsável pela execução das atividades.
“Eu termino essa missão como presidente certo que ajudei a mudar a compreensão de muitos jovens sobre a política. Na minha primeira gestão eu impulsionei a Câmara Jovem, e agora o Câmara Cidadã trouxe outra faixa de estudantes. Assim como eu comecei jovem na política quero que eles também tenham essa oportunidade, mas acima de tudo é preciso acreditar no poder transformador e positivo que a política possui”, conclui o vereador Irineu Marreto.


Publicado em: 29 de dezembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais