O vereador Eduardo de Moraes (PSD), que desde. novembro de 2010 trabalha pela implantação do Centro Dia do Idoso em Araras, recebeu com grande alegria a notícia da assinatura do convênio pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT) que garante o repasse do Governo do Estado de R$ 500 mil para esta obra no município.
Moraes, diante da lacuna no atendimento ao idoso semidependente e de baixa renda na cidade, após vários estudos procurou viabilizar a implantação do “Centro Dia” e junto com a assistente social Aidil Anita Gasparotto e a psicóloga Elcita Maria Cascelli, em janeiro de 2011 empreendeu visitas na Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Piracicaba, em unidades do Projeto “Quero Vida” e no gabinete da deputada Rita Passos (PSD), sua autora, no sentido de que Araras fosse inserida nesta ação do Governo do Estado e, assim, pudesse receber recursos para implantá-la na cidade.
Apesar dos contatos frequentes com a Secretaria de Estado da Casa Civil e Secretaria Estadual de Assistência Social, o prazo para liberação de verbas que beneficiariam outros municípios, entre eles Araras, na implantação do “Quero Vida” vinha sendo prorrogado, o que esta semana se consolidou por meio do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”.
A preocupação do vereador era tanta com esta faixa etária da população em Araras, cerca de 15 mil pessoas, que, embora já tivesse apresentado o projeto a Nelson Brambilla anteriormente, em abril deste ano ele chegara a sugerir ao prefeito, por meio de indicação, a realização desta obra com verbas da Municipalidade. “O propósito deste Vereador e da equipe técnica é que o projeto proporcione amplo espaço de acolhimento, proteção e convivência, adequado às necessidades dos idosos a partir de 60 anos, no período das 7 às 17 horas. Também trabalhar a prevenção ao isolamento, com orientações para fortalecimento dos vínculos familiares e da rede de proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, inserindo o “Centro Dia” como um componente da atenção integral a este segmento populacional”.
O edil pessedista também apresentou ao chefe do Executivo Municipal subsídios técnicos que fez para o funcionamento do “Centro Dia” para acolher 50 beneficiários. “O projeto agrega fatores muito favoráveis, eis que Araras já possui o Centro de Convivência da Terceira Idade “Hilda Masson Bordin Maretto”, ao lado do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas, que reúne em sua grade vários cursos da área de saúde e junto ao qual também procuramos viabilizar parcerias com sua Coordenadoria de Comunidade e Extensão”, enfatizou Moraes a Nelson Brambilla.
Apoio
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, também manifestou interesse e entusiasmo pela proposta. “A Sra. Elaine, inclusive, visitou o Centro de Convivência da Terceira Idade “Hilda Masson Bordin Maretto”, onde será construído o Centro Dia do Idoso, com o arquiteto e atual secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Augusto Franco, para análise do espaço e elaboração de projeto que atendesse as exigências do ‘Quero Vida’ e esteve com este vereador visitando sua unidade na cidade de Leme, além do secretário de Ação e Inclusão Social, José Olavo Paganotti, ter ido comigo ao gabinete da deputada Rita Passos para tratarmos do assunto”, destacou.
“É, portanto, com imensa satisfação que tomo conhecimento desta conquista de grande alcance social e de saúde para cidadãos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social, semidependentes para realizações da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. Araras está de parabéns!”, enfatizou o vereador Moraes.
Fotos: Cirlene de Souza/Assessoria do Vereador
Drads - Assistente social Aidil Anita Gasparotto, psicóloga Elcita Maria Cascelli e vereador Eduardo de Moraes acompanham explicações da diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Drads de Piracicaba, Ana Maria da Silva Sampaio, e da diretora técnica Maria Aparecida Ribeiro Germek
Quero Vida Itu - A secretária Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, o vereador Eduardo de Moraes e a coordenadora Jacira Moraes Bourguignon conferem matéria do Projeto Quero Vida de Itu em revista editada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social
Quero Vida Leme – O vereador Eduardo de Moraes, a primeira-dama Elaine Brambilla e o secretário de Ação e Inclusão Social, José Olavo Paganotti, foram recepcionados pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Josiane Cristina Francisco Piettro, pela coordenadora do Projeto Quero Vida em Leme, Suseli Bazon, e equipe. O prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho (PSD) também passou pela Casa Dia do Idoso Dolores Lopes na ocasião
Gabinete Rita Passos – A deputada Rita Passos e o vereador Eduardo de Moraes, ambos do PSD, com o secretário de Ação e Inclusão Social, José Olavo Paganotti