Os integrantes da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem realizaram na noite de terça-feira (4) a 3ª Sessão Ordinária. Na reunião camarária aconteceu a posse de duas novas vereadoras-jovens: Larissa Almeida Santos e Maria Fernanda Baptistella.
Larissa era suplente do vereador-jovem Murilo Henrique Alves, da Escola Estadual Carlota Fernandes de Souza Rodini. Maria Fernanda era suplente do vereador-jovem Guilherme Baptistella, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa).
A vereadora-jovem Maria Fernanda usou a tribuna para agradecer a oportunidade de representar a escola e prometeu ajudar a cidade.
No período da tarde foi realizada também a posse de mais uma vereadora-jovem que não pode participar da 3ª Sessão Ordinária. Sabrina Carpini também era suplente e assumiu o lugar da vereadora-jovem Gabriele Corrêa da Silva, da Escola Estadual Profª Yolanda Salles Cabianca.
Os suplentes tomaram posse devido a renúncia dos titulares. As vereadoras-jovens e o vereador-jovem justificaram a saída da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem por motivos pessoais e profissionais que dificultariam o exercício da função.
A sessão da Câmara-Jovem recebeu na Tribuna Livre os membros da APPA (Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras) Danilo Rocha e Geisy Bortolucci. Em razão da Semana do Meio Ambiente, os dois foram convidados pelo presidente João Victor Teixeira para falarem sobre a associação que completou 17 anos no mês de maio.
Os integrantes da APPA aproveitaram para convidar os jovens a participarem das atividades realizadas pela ONG. Neste sábado (8), a APPA realiza na Praça Barão de Araras entrega de mudas e também um curso de produção de sabão com óleo de cozinha.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS) estiveram presentes e assistiram a sessão da Câmara-Jovem.
Palavra Livre
O vereador-jovem Caio Gosslar da Silva Prado comentou sobre a tarifa do transporte coletivo e disse ser contrário ao aumento. Também destacou em seu pronunciamento sobre as diferenças sociais e as desavenças comuns entre as pessoas.
O presidente da Câmara-Jovem João Victor Teixeira falou sobre suas indicações, uma delas trata sobre a ampliação do ponto de ônibus em frente a ETEC Alberto Feres. Segundo o estudante, nos dias de chuva o ponto não está comportando o número de alunos que aguardam o transporte.
João Victor também fez indicação de lombada na rua Senador César Lacerda Vergueiro, antes de chegar ao colégio Insa, como medida para organizar o trânsito no horário de pico. Ele explicou que por conta do congestionamento da Senador César Lacerda Vergueiro, os veículos que chegam na Cândida Lacerda têm dificuldades em atravessar e com isso o fluxo fica congestionado também na rua Nunes Machado.
O jovem presidente comentou sobre a visita na EMEF Joel Job Fachini, realizada por ele, a vereadora-jovem Nadini Sayuri Nogi e pelo vereador-jovem Caio. Os jovens foram convidados pela diretora para falar com os alunos sobre a importância do Grêmio Estudantil.
João Victor destacou durante a Palavra Livre sobre projeto de decreto legislativo de sua autoria que institui o Conselho Consultivo da Câmara-Jovem. O conselho será formado por ex-vereadores-jovens que irão colaborar e orientar as atuais legislaturas. O conselho deverá se reunir mensalmente para discutir ações.
O presidente também informou que a Câmara-Jovem se colocou a disposição da Prefeitura para ajudar voluntariamente nas festas que irão se realizar neste mês de junho e julho. Nos dias 14, 15 e 16 junho acontece a festa Arraial na Praça Barão de Araras e em julho o Festival Café e Chocolate.
No final do seu pronunciamento, João Victor comentou sobre a ideia de reativar a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). Com apoio da assessoria da presidência da Câmara, a Câmara-Jovem pretende mobilizar as escolas da cidade para incentivar a juventude a participar da UMES.
O vereador-jovem Vicente Paulo Graciano Júnior falou sobre indicação de implantação de sinalização de trânsito na rua Nacere Cosme, próxima a Escola Estadual Profª. Judith Ferrão Legaspe. Segundo Vicente, a rua é movimentada e não existe sinalização. Ele comentou também que tem faltado a presença da ronda policial no local.
Fotos
Legenda 1: Larissa e Maria Fernanda assinam livro de posse
Legenda 2: Integrantes da Appa falaram sobre atividades da ONG
Legenda 3 : Vereadores-jovens durante a 3ª Sessão Ordinária
Publicado em: 07 de junho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...
A Câmara Municipal de Araras recebeu, na quarta-feira (23), a visita de três vereadores de Corumbataí: Marco Antônio do Nascimento (União Brasil), Esdra Aparecido Afonso (Podemos) e Luan Felipe Ber...
Representantes da Câmara Municipal de Araras estiveram presentes no lançamento da Campanha do Agasalho 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O t...
Durante a 12ª Sessão Ordinária, a vereadora Marluce Lima (PL), que é presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina concedido...
Foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira (22), o Projeto de Resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. É alterado o artigo 5º da Resolução Municipal...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 15/2025, que institui o Dia do Skatista em Araras, a ser comemorado anualmente no dia 5 de julho. A votação ocorreu na 12ª...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.33 | Desenvolvido por: Sino Informática.