A primeira enquête feita pelo site da Câmara Municipal de Araras neste ano perguntou aos internautas se a cidade é bem arborizada. Com apenas as opções ‘sim’ e ‘não’ para as respostas, os votantes ficaram divididos, e provocaram um empate no resultado final.
Para 213 pessoas que visitaram o site e participaram da pesquisa, Araras é bem arborizada. Para outras 217 pessoas Araras não é bem arborizada. Tecnicamente o site apontou um empate de 50% para cada resposta.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara, responsável pela manutenção da página (www.camara-araras.sp.gov.br), a idéia de propor essa pergunta surgiu frente ao recente relatório apresentado pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as mudanças climáticas que poderão acontecer no próximo século em função do aquecimento global.
O relatório da ONU indica que se não forem adotados meios para reduzir a poluição da atmosfera, a temperatura do planeta aumentará em até 4 graus em um século e o nível da água subirá até 40 centímetros. Isso fará sumir cidades, provocando enchentes e deixando mais refugiados do que guerras. Tudo graças a uma concentração de dióxido de carbono (CO2) nunca vista em 10 mil anos. Entre os exemplos podemos citar as 30 toneladas de gases causadores do efeito estufa serão jogados na atmosfera por minuto somente na cidade de São Paulo - em parte, para manter a geladeira funcionando, a TV ligada e o carro abastecido.
O resultado da enquête foi repercutido junto aos vereadores que também opinaram e ficaram divididos em suas respostas. Pedrinho Eliseu (PFL) acredita que Araras é bem arborizada por manter suas características rurais. “E mesmo na zona urbana vemos contemplado o hábito de se plantar árvores”. No entanto ele fala que ainda não é o suficiente e sugere um parque voltado para a arborização em plena área urbana.
O primeiro secretário da Câmara, vereador Nelsinho Barbosa (PSB), acredita que o desenvolvimento ecológico de Araras depende da coletividade. “Na comparação com outros municípios a cidade está na frente, mas pode melhorar se a própria população colaborar”, opina.
Walter de Oliveira (PPS) se mostra dividido. “Precisa plantar mais”, sugere. O vereador acredita que essa responsabilidade é do poder público. A mesma opinião é defendida pelo vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), presidente da Câmara de Araras. “Tenho até a proposta de promover um mutirão de reflorestamento para as margens da nova represa. É uma ação social que deve reunir das crianças aos idosos”, revela.
E-mail
Vários internautas ainda participaram enviando e-mail para a Assessoria de Comunicação e aos vereadores, desenvolvendo a opinião.
O engenheiro José Salim Chaib de Oliveira, que muito atua em Araras na área de agricultura, foi um destes participantes. Por e-mail ele relata que na comparação com outras cidades sua resposta seria ‘sim’. “O fato é que, no Brasil, são poucos os municípios que priorizam um plano de implantação e manutenção de arborização urbana realmente eficiente e coerente. Além disso, falta um projeto de conscientização da importância da arborização urbana junto à comunidade. Falta incentivar a participação do cidadão na implantação e manutenção da arborização, notadamente dos passeios públicos”, critica.
Salim ainda acredita que é perfeitamente possível rearborizar os passeios da zona central de Araras, cujas árvores encontram-se quase extintas apenas porque jamais se tentou conscientizar os comerciantes da importância paisagística, atrativa e de bem-estar de uma espécie arbórea adequada defronte a um estabelecimento comercial. “Nos meus 24 anos de funcionalismo, tentei por várias vezes realizar um trabalho neste âmbito, sem sucesso, sem respaldo dos poderes constituídos”, conclui parabenizando a Câmara pela iniciativa de levantar a questão.
Quem também se destacou pela sua resposta foi o empresário Márcio Doná Pompilio. “Sou morador de Araras já há muitos anos e estou notando que cada vez mais temos menos árvores espalhadas por toda a cidade. O que parece ter acontecido, foi um esquecimento de nossos administradores em relação a este fato, especialmente na área central da cidade”, opina. Ele exemplifica que na rua onde reside, na área central da cidade, única árvore recém plantada partiu de uma atitude dele. “O que resta é apenas um visual de muito sol e calor”.
Pompilio ainda faz um apelo: “Gostaria que vocês, que são nossos representantes eleitos, dessem mais atenção e colaborassem rearborizando todo o centro para que tenhamos mais qualidade de vida”, completa.
Embora a enquête não tenha a força de uma pesquisa, os resultados foram encaminhados para a presidência da Câmara de Araras.